ONU chama as novas gerações para construir um mundo melhor com cooperativismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, em meio ao horror do final da Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo? Nada mais, nada menos, que trabalhar pela paz mundial. Mais de meio século depois, ela agora se dá conta do potencial de algo que esteve sempre por perto e que pode dar uma grande força para cumprir sua missão: o cooperativismo.

Em reconhecimento, a ONU proclama 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. E, já pensando nos próximos anos e décadas, convoca as novas gerações a comprarem esta ideia.

“Cooperativas constroem um mundo melhor” é o slogan escolhido para o ano comemorativo. De fato, desde 1844, quando um grupo de tecelões ingleses se uniu para formar a primeira cooperativa e fugir do desemprego e da exploração, até hoje, o cooperativismo tem feito a sua parte. Cultiva valores como a solidariedade e a igualdade e colabora com o desenvolvimento socioeconômico, reduzindo a pobreza, criando empregos e integrando a sociedade. Hoje são 1 bilhão de pessoas envolvidas com esse modelo de negócios ao redor do mundo. No Brasil, o número é de 6.652 cooperativas e 9 milhões de cooperados, gerando 298 mil empregos diretos!

Apesar dessa maturidade toda, a ONU dá a dica para o irmão mais velho: incluir os jovens no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo deles. Certa ela. Há que se aproveitar a energia de quem está aberto, disposto e interessado em fazer diferente e construir o tal mundo melhor.

Assista ao belo vídeo institucional do Ano Internacional das Cooperativas e entenda melhor por que a ONU decidiu fazer de 2012 o ano do cooperativismo:

No Rio Grande do Sul, vários eventos estão programados para festejar e espalhar o cooperativismo. Vá se preparando para três encontros especiais:

– 09/03 – Fórum do Jovem Cooperativista Gaúcho, em Não-Me-Toque (dentro da Expodireto)
– 07/07 – O Jovem Canta o Cooperativismo, em Porto Alegre
– 01/12 – O Mundo Cooperativo Jovem, em Porto Alegre

Para ficar por dentro de todos os eventos, acesse a Agenda do Geração Cooperação!

Compartilhe: