Vem saber um pouco mais sobre o modelo e como ele pode ajudar a melhorar nossas comunidades

03-02-thumb-blog

O cooperativismo nasceu há muito tempo em resposta às necessidades de um grupo, o que nos mostra que ele já surgiu a partir de uma preocupação e consciência social. Além de ser um modelo economicamente eficiente, o cooperativismo também é importante na luta contra a desigualdade, desempenhando um papel fundamental na inclusão social e econômica da comunidade. Mas não para por aí e, por isso, preparamos uma lista com 5 ótimas lições que podemos aprender com o cooperativismo. Vamos lá?

Juntos somos mais fortes

O cooperativismo aposta na união, na construção em parceria e na soma de competências para a conquista de resultados maiores e melhores.

Gestão democrática funciona

As cooperativas têm gestão democrática com todas as tomadas de decisão através de votos e todos os cooperados têm o mesmo poder de voto. Pode parecer complicado, mas o sucesso do modelo vem sendo comprovado ao longo dos anos pelas mais de 2,6 milhões de cooperativas ao redor do mundo.

Mais inclusão, menos desigualdade

As cooperativas são instituições de associação livre e voluntária e sem discriminação social, racial, política, religiosa ou de gênero. Já o maior exemplo de inclusão financeira é o fato das cooperativas de crédito atuarem em cidades onde não existem bancos ou das cooperativas de infraestrutura que distribuem energia a milhares de brasileiros que vivem onde as tradicionais concessionárias não chegam.

Educação, formação e informação

A continuidade e difusão do modelo do cooperativismo se dá por meio do incentivo à educação, formação e educação. As cooperativas inclusive mantêm um fundo específico destinado ao incentivo de ações socioeducativas.

Desenvolvimento das comunidades

As cooperativas devem respeitar as peculiaridades sociais e a vocação econômica do local onde estão instaladas, além de ter um compromisso com o desenvolvimento de sua região. Por isso existem vários exemplos de ações humanitárias e socioambientalmente sustentáveis desenvolvidas por cooperativas. As cooperativas também retêm os recursos em suas comunidades colaborando para o desenvolvimento geral.

Compartilhe: