Entenda melhor o universo cooperativista com essas sugestões de leitura

02-fotoblog-5livros

No inverno, temos menos vontade de sair de casa. O cobertor, as pantufas e o chá quentinho parecem muito mais sedutores. Quando temos um bom livro pra ler, então, fica ainda melhor! Então, selecionamos alguns livros sobre cooperação para você conhecer um pouco mais desse universo. Prepara um chocolate quente e confere essas dicas:

Coleta Seletiva com Inclusão Social – Helena Ribeiro

Como já comentamos aqui no blog, o trabalho das pessoas que fazem a coleta seletiva e reciclagem é muito importante para a comunidade. No livro “Coleta Seletiva com Inclusão Social”, é destacada a gestão compartilhada entre prefeituras, grupos organizados de catadores e comunidade. Essa união propricia diversos benefícios, que são exemplificados no livro.

Esporte Cooperativo: Uma Proposta Para Além das Quadras, Campos e Pátios – Reinaldo Soler

Neste livro, o autor sugere uma visão menos competitiva e mais cooperativa dos esportes. Apesar do livro não tratar diretamente de cooperativismo, os princípios são apresentados, por meio dos esportes e dos benefícios que eles trazem.

Finanças e solidariedade: Cooperativismo de crédito rural solidário no Brasil – Fábio Luiz Búrigo

No livro, são apresentadas as possibilidades de tornar a sociedade menos excludente, diminuindo a dependência na economia externa. Para isso, é utilizado o sistema cooperativo de crédito solidário.

O Mistério do Cooperativismo: Da Cooperação ao Movimento Cooperativo – Rui Namorado

O cooperativismo é demonstrado neste livro de forma aprofundada. A obra conta como ele se iniciou, em meio ao movimento operário, e de que forma pode ser uma solução econômica para a sociedade.

Cooperativismo Popular: Análise Jurídica e Econômica – Paulo Ricardo Opuszka

Neste livro, o cooperativismo popular é apresentado como uma emancipação da classe trabalhadora. Ele é exemplificado a partir da experiência da organização coletiva de trabalho dos pescadores artesanais do extremo sul do Brasil.

Continue no blog: Confira outros 5 livros sobre o cooperativismo clicando aqui!

Compartilhe: