Doce de banana com gostinho de saudade.
Já está no ar o sexto e último episódio da websérie Fala Ae, Geração.
Confere lá no YouTube!

Fala ae - Ep06 - Capa FB-01

 

Fala Ae, Geração!

A websérie Fala Ae, Geração chega à sua última edição  (Aaaaahhhhhhh). Como você já sabe, a websérie debate os mais diversos temas do mundo do cooperativismo, mostrando como os princípios – e produtos – do cooperativismo estão inseridos na vida de todos.

#Episódio #6: Desafio do doce de banana (Hmmmmmmm)

Nosso apresentador Capu foi para a cozinha e vai nos mostrar como o cooperativismo é mais fácil de ser encontrado do que você imagina. Ele está, por exemplo, em milhares de produtos nas prateleiras das grandes redes de supermercados de todo o Brasil.

Para mostrar que você está toda hora com o cooperativismo na sua mão, três convidados especiais farão o desafio do doce de banana. E o desafio fica ainda mais saboroso porque nenhum dos convidados sabe o ingrediente que o outro vai trazer para compor a nossa sobremesa.

Para salvar a lavoura – ou a cozinha, no caso – Capu convidou o chef Fabrício Goulart, uma das figuras mais conhecidas do cenário gastronômico gaúcho, apaixonado por sustentabilidade na cozinha, produtos orgânicos e bananas.

Para contrabalancear todo esse açúcar, nosso segundo convidado é Gustavo Albuquerque, sócio da Willliam & Sons Coffee, uma das mais charmosas cafeterias de Porto Alegre, conhecida por comprar seus grãos diretamente de pequenos produtores, fazendo um baita trabalho de divulgação de cada produtor e exaltando a origem de seus produtos. Para completar a brincadeira, nossa terceira convidada é a Camila Luconi Viana, mestre em Administração e especialista em sustentabilidade e cooperativismo.

#O desafio e o cooperativismo

Os ingredientes que cada um trouxe para o desafio foram: bananas, café, nata e queijo, tudo produzido por cooperativas. Enquanto nosso chef Fabrício Goulart se vira no desafio de unir isso tudo em uma deliciosa receita, o papo rola sobre produtos, consumo, valorização dos produtores locais e muito cooperativismo.

#Curiosidades

A mestra em cooperativismo Camila Luconi Viana disse que o contato das pessoas com cooperativas, às vezes, se dá de forma despercebida, mas “50% de tudo que a gente compra passou pelas mãos de uma cooperativa“.

Outro dado importante foi apresentado pelo chef Fabrício Goulart: 75% do mercado nacional de produção de bananas é da agricultura familiar, onde os produtores se unem em cooperativas para escoar sua produção.

Para Gustavo Albuquerque, o espírito cooperativo valoriza o produtor e ajuda para que os jovens, filhos de produtores, não queiram mais sair do meio produtivo para os grandes centros urbanos por estar havendo a valorização do produto cooperativo. Taí uma verdade, não é?

#Chegamos ao último episódio

O papo tá bom, mas e aí? Será que o doce de banana saiu como esperado pelo nosso chef? O resultado, a receita e muitas outras informações sobre o cooperativismo você confere no último episódio da temporada do Fala Ae, Geração:

Que papo gostoso esse do cooperativismo, hein! O Fala Ae, Geração vai deixar muitas saudades.

Se você perdeu os cinco primeiros episódios da websérie, acesse:

1º episódio aqui

2º episódio aqui

3º episódio aqui

4º episódio aqui 

5º episódio aqui

 

Compartilhe: