Geração acompanha aula da Coeducars e descobre um curso super bacana que inclui jovens da periferia

Na segunda-feira passada, dia 15 de fevereiro, rolou mais uma aula do Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS, executada pela Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Coeducars). O Geração esteve presente no dia, conversando com professores e alunos para entender mais sobre o curso de Auxiliar Administrativo da Cooperativa.

De acordo com Cristina Sefton, Psicóloga e Coordenadora de Projetos Socioeducativos da Coeducars, os alunos do curso são jovens oriundos de famílias, de 16 a 18 anos, oriundos de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social: “Nosso principal objetivo e servir de suporte a estes jovens na conquista de seus sonhos, ajudá-los a perceber seu enorme potencial e acreditar que podem através da educação e do trabalho alcançar uma maior qualidade de vida para eles e para suas famílias”, comenta.

No curso, conduzido sempre em turnos inversos aos da escola, os alunos participam de atividades socioculturais de música, esportes e dança, oficinas de artesanato e treinamento em informática. O programa também contempla desenvolvimento de potencialidades, aptidões e talentos dos alunos; exercício da cidadania por meio de ações coletivas de interesse público nos locais onde eles vivem; e construção de um projeto pessoal ou coletivo de desenvolvimento profissional; dentre outros.

Para Jefferson, estudante de 16 anos que participa do curso, essa é uma chance ímpar de “Garantir um futuro melhor para mim e para minha família”. Já Yuri, 17 anos, comenta a expectativa dele para este ano letivo: “Espero que, nessas 1000 horas, eu possa adquirir o máximo de conhecimento possível. Muitas pessoas gostariam de estar aqui, então tenho que fazer valer essa oportunidade”.

Ricardo Lermen, Diretor Presidente do Coeducars, também destacou a importância em promover uma iniciativa com esse foco: “Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto que oportuniza os jovens egressos do programa em que atuamos junto a FASC, a ingressarem no mundo do trabalho. Agradecemos ao Sesccop/RS e ao Sicredi que tornaram realidade esse nosso sonho antigo. Esta é mais uma prova de que o cooperativismo constrói um mundo melhor para todos”, acrescenta.

Informações
20 alunos
Curso de auxiliar administrativo
Período: fevereiro de 2016 até maio de 2017
Pedagogia da alternância
1000 horas/aula
92 horas teóricas iniciais
Após, 4 horas semanais de teoria e 12 horas práticas semanais na cooperativa
Sescoop/RS instituição qualificadora
Coeducars cooperativa educacional que executa o programa
Cotizadora é a confederação Sicredi

Compartilhe: