No cooperativismo, o associado é quem manda!

Existem cooperativas de diversos ramos. Cada uma tem seu modo de operar, mas algumas características são iguais em todas, pois fazem parte dos princípios do cooperativismo. Então, vamos explicar como funciona uma cooperativa. Conteúdo sobre esse assunto é o que não falta, portanto, dividiremos em alguns posts aqui no blog.

Hoje vamos falar sobre como são tomadas as decisões dentro das cooperativas. Afinal, o princípio básico é que o associado é quem manda. Mas como decidir algo de forma justa, com diversas pessoas opinando? Democraticamente! Dentro de uma cooperativa, todo associado tem voz e poder de decisão. Então, cada pessoa representa um voto e a vontade da maioria é a que prevalece.

As principais decisões são tomadas pela Assembleia Geral. Esse órgão é soberano e pode ser composto por todos os associados ou por representantes, que são chamados de delegados. A Assembleia Geral Ordinária acontece anualmente e, além dela, podem ocorrer outras assembleias, quando surge a necessidade de debater assuntos importantes.

No próximo post, vamos falar da visão estratégica das cooperativas. Fica de olho aqui no blog! 😉

Compartilhe: