Atualmente, Maruen é auxiliar administrativa no Sicredi Integração Rota das Terras

maruen-blog

O Programa Aprendiz Cooperativo chegou para a Maruen Klein, 23 anos, por meio do colégio onde ela estudava em 2009. A jovem foi indicada pela direção da Escola Dionísio Lothário Chassot a participar de uma seleção para escolher alguns alunos do município de Tapera/RS a participar da seleção. No início de 2010, Maruen foi avisada que havia sido selecionada para ser aprendiz no Sicredi Integração Rota das Terras.

Após o período do programa terminar, em 2011, ela foi convidada a permanecer como estagiária e, depois de 4 meses, foi efetivada na cooperativa: “Passei por vários setores, dentre eles minha primeira função como Auxiliar de Atendimento, Caixa, Auxiliar Administrativa e hoje como Assistente Administrativa”. Confira, na íntegra, a entrevista com Maruen:

Conte para a gente um momento de realização profissional que você viveu em sua cooperativa.

Foram vários momentos, porém o que mais marcou foi o momento da minha efetivação, que com menos de quatro meses passei a fazer parte do quadro de colaboradores da Cooperativa. Demonstrando que eu era capaz de estar ali e que foram válidos todos os ensinamentos aprendidos com o Programa.

O que você buscava quando procurou ingressar no Aprendiz Cooperativo?

Eu buscava uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, adquirir conhecimentos para meu desenvolvimento e crescimento profissional. Além de obter experiência para estar preparada para aceitar novos desafios.

Suas expectativas foram atendidas pelo programa? Como?

Com certeza, durante o programa tive oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional, descobri que tinha interesse pela área e almejava crescer na atividade. Aprendi que trabalhar em equipe traz maiores resultados e a cooperação é o fator primordial.

Como o Aprendiz Cooperativo contribuiu para seu crescimento profissional?

O Aprendiz Cooperativo me deu oportunidade de desenvolvimento pessoal, profissional e de mostrar meu trabalho. Com ele, aprimorei minha capacidade de escolhas e decisões, tive motivação e atitude para continuar, pois devemos estar sempre dispostos a aprender e crescer.

Quais foram os ensinamentos inesquecíveis que o programa proporcionou a você?

Aprendi que ser aprendiz é saber aproveitar todas as oportunidades de aprendizado, me esforçar ao máximo e fazer o melhor que puder sempre. Ser humilde e ter responsabilidade sobre meus atos. Que cada associado que vem na nossa Cooperativa é uma nova experiência, e é uma realização deixá-lo satisfeito e ciente de que voltará.

Quais são seus objetivos profissionais para os próximos anos?

Pretendo continuar estudando para manter-me atualizada para aproveitar as oportunidades de crescimento dentro da Cooperativa, procurando sempre evoluir na carreira. E no decorrer do tempo almejo estar em um cargo de gestão, satisfeita com todas as minhas escolhas feitas.

Qual a principal diferença que você vê entre trabalhar em uma cooperativa e em uma empresa tradicional?

O trabalho em equipe e o relacionamento são fatores chaves que destacam a diferença entre uma Cooperativa e uma empresa tradicional. Eles envolvem a cooperação e o esforço de todo o conjunto. A combinação destas competências agrega valor atendendo assim todas as necessidades e expectativas.

Se você pudesse dar um conselho para alguém que está pensando em participar do Aprendiz Cooperativo, qual seria?

Diria para ele aproveitar todas as oportunidades proporcionadas no decorrer de sua trajetória, e que se uma delas fosse o Aprendiz Cooperativo, diria para não pensar duas vezes e ir em busca desse programa, que é a porta de entrada no mundo do trabalho, e que todo dia é um novo aprendizado, que as experiências vividas no decorrer do programa serão levadas para toda vida, pois somos eternos aprendizes e devemos estar sempre dispostos a aprender e aceitar desafios e fazer o melhor que somos capazes, pois é nele que aprendemos como trabalhar e criar habilidades para alcançar nossos objetivos. E é isso que nos motiva: novos desafios, novos conhecimentos e novas habilidades!

Compartilhe: