A inglesa Pauline Green foi eleita em 2009

03-01-foto-blog-pauline-green

A força feminina está conquistando espaço em todos os lugares! No cooperativismo não é diferente. Em 2009, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) elegeu pela primeira vez, em 115 anos de existência, uma mulher como sua presidente: Pauline Green.

Em seu discurso de posse, a inglesa falou sobre a igualdade entre os gêneros: “Temos de reconhecer que, a partir de sua concepção, o cooperativismo tem assegurado a igualdade entre homens e mulheres como princípio básico. Entretanto, no mundo inteiro esta igualdade é mais perceptível pela omissão do que por sua aplicação”.

Pauline iniciou seu trabalho cooperativo quando os filhos ainda eram pequenos. Ela procurava algo que eles pudessem fazer parte. Antes de se tornar presidente da ACI Global, ela já tinha ocupado o cargo na ACI Europa. Em uma visita feita na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a líder se posicionou em relação ao papel do cooperativismo como modelo de trabalho: “Não acho que somos um modelo alternativo, somos melhores. Cuidamos das pessoas e não buscamos apenas o lucro“.

A ex-presidente abriu o caminho para as mulheres na ACI. Após seu mandato, foi a vez de Monique F. Leroux, do Canadá, ser eleita, em 2015. Fique de olho aqui no blog para conferir a história da atual presidente e de outras mulheres que estão fortalecendo e evoluindo o cooperativismo!

Continue no blog: 4 cooperativas lideradas por mulheres

Compartilhe: