Fundada em 1967 na cidade de Nova Petrópolis, a cooperativa fez 50 em 29 de outubro

04-foto-blog-pia

A Piá completou 50 anos no dia 29 de outubro. Então resolvemos contar um pouquinho sobre a história dessa cooperativa que fica na cidade gaúcha de Nova Petrópolis. Confira!

Em 1967, a Piá foi fundada, industrializando leite e fornecendo insumos agrícolas. Ao longo dos anos ocorreram avanços na cooperativa e, em 1975, foi incorporada a Associação Rural, além de serem criados o Super Piá e o Agro Piá, que são, consecutivamente, o supermercado e a agropecuária da cooperativa. No ano de 1979, a Cooperativa Mista Feliz foi incorporada, iniciando a agroindústria de doces dentro da Piá.

Após vários anos, em 1998, foi iniciado o processamento do leite U.H.T. Longa Vida. A capacidade de beneficiamento era de 120 mil litros por dia. No ano 2000, a indústria de fermentados da cooperativa foi

ampliada e modernizada. Em 2007, foram lançados novos produtos, como iogurtes de sabores diferentes, e com a ampliação a capacidade de beneficiamento passou para 600 mil litros por dia.

Ao longo dos últimos 10 anos, a Piá investiu em novas linhas de produtos e otimização das já existentes, como a Essence Light, que possui 0% de gordura e 55% menos calorias que a versão tradicional. Em 2011, a cooperativa foi premiada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) como “Melhor Fornecedor de Alimentos Refrigerados e Lançamento de Produto do Ano – Setor Perecíveis”.

A Piá continua investindo no desenvolvimento de novos produtos até então e completa 50 anos com 2,3 mil produtores. Atualmente, a cooperativa é líder no mercado lácteo da Região Sul.

Compartilhe: