A Sweeter Banana foi fundada em 1993 na Austrália

A cidade de Carnavon é conhecida como lugar onde são cultivadas as bananas mais saborosas e doces da Austrália! Neste local, foi fundada a cooperativa Sweeter Banana, em 1993. A cooperativa é formada, atualmente, por 25 famílias de fazendeiros.

Ao longo dos anos, a Sweeter Banana notou que acontecia um desperdício nos supermercados, porque os consumidores não compravam as bananas que tinham mais manchas escuras, mesmo que aquelas marcas não influenciassem no sabor e na qualidade. Com a rejeição de mais de 60% da produção, porque as bananas não tinham aparência perfeita, a cooperativa decidiu pensar em uma alternativa.

Então, a Sweeter Banana se juntou com o fabricante de sorvetes Matteo Bocecci, que encontrou uma forma de reduzir seus custos e ainda impactar sobre o desperdício de alimento, ajudando o cultivo local. Assim, começaram a ser feitos sorvetes de diversos sabores, usando as bananas como matéria-prima.

Além do sorvete, a cooperativa consegue reutilizar quase totalmente a produção que seria descartada. Isso acontece por meio de mercados alternativos, com a venda da fruta para indústrias e de pães de banana da própria marca. Essa ação parece pequena, porém, ela pode servir de exemplo para outras. Quanto mais alternativas buscarmos, menos pessoas passarão fome no mundo!

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER!

Compartilhe: