O Projeto Plantando o Bem contou a participação de mais de 900 jovens em 2016

02-01-thumb-blog-projeto-santa-clara

Assuntos como alimentação saudável e sustentabilidade nem sempre fazem sucesso entre as crianças e adolescentes.  Por isso, é importante ensinar a importância de se ter hábitos mais saudáveis de um modo prático e interessante. O projeto Plantando o Bem, realizado pela cooperativa Santa Clara, além de incentivar a adoção de uma alimentação com mais saúde, valoriza a agricultura familiar e estimula hábitos mais sustentáveis entre os jovens. A ideia é que a partir deles, esta cultura seja levada como exemplo para as suas famílias e comunidade.

Mas de que modo são ensinados melhores hábitos?

O projeto Plantando o Bem é realizado em escolas gaúchas, onde as crianças aprendem a usar materiais recicláveis como garrafas plásticas e paletes para a criação de hortas. Para os locais com pouco espaço, são feitos canteiros verticais.

Todas as escolas que participam do projeto recebem a equipe do Plantando o Bem, que auxilia na montagem ou revitalização das hortas. Além disso, eles recebem um kit com mudas, floreiras, vasos, terra, paletes e materiais necessários para continuar a manutenção.

O projeto e seus resultados

O projeto Plantando o Bem conta com a participação do Mercado Agropecuário de Carlos Barbosa e faz parte do Programa Compartilhar, que desenvolve ações junto aos funcionários da Cooperativa e comunidade, com foco em sustentabilidade e desenvolvimento cultural e social. Entre junho e agosto de 2016, ele contemplou 12 escolas do município de Carlos Barbosa. Durante esse período, 911 estudantes, de seis a 16 anos, do ensino fundamental e médio, participaram das atividades.

A proposta deu tão certo que rendeu duas importantes premiações no ano passado: o Prêmio Ocergs de Cooperativismo, concedido à Cooperativa pela iniciativa na categoria Responsabilidade Ambiental, e o Top de Marketing 2016, na categoria Setorial Agronegócio.

Compartilhe: