Além da massa, polenta e vinho tinto, a região serrana também tem tradição no cooperativismo

   Região de forte colonização italiana, a serra do Rio Grande do Sul é nacionalmente conhecida pela produção de uva e vinho. A região também é repleta de cooperativas dos mais diversos ramos. Confira abaixo as principais de algumas das cidades da Serra:

Caxias do Sul
Caxias do Sul é uma cidade com muitas cooperativas, mas também, não poderia se diferente já que o Município é o segundo maior do estado. Além de contar com unidades de grandes cooperativas como Sicredi, Uniodonto e Unimed, a cidade conta com cooperativas como a Cootegal, que produz tecidos para moda e decoração, e a Coophotel, que visa promover o turismo na região. Nesta semana a cidade está recebendo a Festa da Uva, um dos eventos mais tradicionais da cidade.

Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves localiza-se uma das cooperativas mais famosas do estado: a Vinícola Aurora, que tem anos de tradição na produção de vinhos, sucos e espumantes. Aproveite a estadia na cidade para visitar o Vale dos Vinhedos e a casa  Erva-Mate Ferrari, dois pontos turísticos clássicos.

Garibaldi
Cidade histórica que leva o nome do herói farroupilha Giuseppe Garibaldi. Garibaldi é uma cidade pequena e charmosa, com várias vinícolas e cooperativas como a Coopeg, que trabalha com produtos orgânicos e naturais, e a Cairú, que atua no comércio de produtos agropecuários, de supermercados e farmácia.

Compartilhe: