A Ecocitrus é a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí

A Ecocitrus, Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, foi fundada por 15 famílias em Montenegro em 1994. Pratica a agricultura sustentável, ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

A cooperativa teve início como uma alternativa à agricultura convencional, dependente do uso de agrotóxicos. Preocupados em manter suas famílias no campo, em diminuir os custos de produção e reduzir a poluição dos arroios e rios, os produtores passaram a plantar e colher frutas usando adubo orgânico, sem agredir a natureza.

Entre seus fundamentos estão o incentivo à agricultura familiar e à manutenção das famílias no campo. Seus associados têm o domínio de toda a cadeia produtiva e, consequentemente, melhor rendimento.

Para fazer a transição da agricultura convencional para a orgânica, o grupo passou a utilizar um sistema de adubagem desenvolvido pelo ecologista José Lutzemberger. Assim, foi criada a Usina de Compostagem de Resíduos Agroindustriais, que fornece composto totalmente orgânico. Atualmente a cooperativa recebe resíduos orgânicos de 100 empresas e produz 150 mil toneladas de adubo.

Hoje a Ecocitrus é referência nacional na área de produção agrícola sustentável e conta com mais de 60 famílias e mais de 100 sócios. Entre suas atividades estão a produção de suco orgânico certificado, a extração de óleos essenciais dos cítricos e a produção de biometano, combustível retirado dos resíduos agroindustriais que é transformado em gás veicular totalmente renovável.

Seus produtos são exportados para vários países, como França e Alemanha. As exportações já são responsáveis por 50% do faturamento da cooperativa, seguidas pela alimentação escolar (30%), além da agroindústria em geral.

A cooperativa segue diversificando sua produção e não para de crescer. Essas são algumas das razões para o sucesso da Ecocitrus.

Compartilhe: