thumb-blog-coop-credito

A data é sempre comemorada na terceira quinta-feira de outubro

Hoje é uma data para celebrar: Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito! Atualmente, são mais de 233 milhões de pessoas ao redor do mundo que escolheram Cooperativas de Crédito como sua instituição financeira. No total, somam-se 57 mil cooperativas financeiras nos 6 continentes! Confira um pouco da história do cooperativismo de crédito:

Esse dia começou a ser comemorado nos Estados Unidos em 1927. A Federação de Cooperativas de Crédito de Massachusetts definiu que a data da celebração seria 17 de janeiro. A data foi escolhida por causa do aniversário de Benjamin Franklin (1706-1790), que é conhecido como “Apóstolo da Economia”.

No entanto, naquela época ainda estavam em desenvolvimento novas cooperativas na América do Norte. As pessoas estavam, ou muito ocupadas para celebrar, ou ainda não compreendiam o significado das suas ações no movimento cooperativista. Assim, o costume de comemorar a data acabou se perdendo.

Alguns anos depois, em 1948, a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (CUNA) dos Estados Unidos em conjunto com a Sociedade de Seguro CUNA Mutual, definiram que o Dia do Cooperativismo de Crédito seria sempre na terceira quinta-feira de outubro. Líderes do cooperativismo achavam importante utilizar a data para refletir sobre sua história, os ganhos de suas cooperativas e para destacar as convicções da cooperativa de crédito por todo EUA.

A data acabou se tornando uma celebração internacional, atingindo diversos países do mundo. Atualmente, os membros do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito comemoram esse dia, abrindo as portas de suas instituições ao público e patrocinando diversos eventos como: feiras, festivais, desfiles e competições esportivas.

Quer saber mais sobre essa data? Confira aqui.

Compartilhe: