Livro faz parte de trilogia e trata de como cooperar em culturas individualistas

01-02-imagem-600x400

Temos uma dica de leitura que tem tudo a ver com o cooperativismo! Você já leu o livro “Juntos: Os rituais, os prazeres e a política da cooperação”. Na publicação, o autor Richard Sennett fala de como podemos aprender a cooperar em culturas competitivas e individualistas como as que vivemos atualmente. A obra faz parte de uma trilogia chamada “Projeto Homo Faber”, que tem como ideia central mostrar o homem como artífice de si mesmo.

O escritor é, também, sociólogo e historiador norte-americano, professor da London School of Economics, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e da New York University. Ele tem mais de 15 livros publicados sobre relações entre classes sociais, oportunidades econômicas e relações familiares, conectando essas ideias com o capitalismo atual.

Em entrevista para Giovanna Bartucci, psicanalista e professora doutora de teoria psicanalítica (UFRJ), o autor Richard Sennett faz uma crítica ao modo como as pessoas vivem em sociedade: “O sistema trata as pessoas como autossuficientes porque recompensa aqueles poucos que o são e não recompensa muito bem aqueles que não têm esse tipo de ‘capital humano’ ou posição social”. O livro promete mostrar o início da cooperação, ilustrando a evolução de seus rituais desde a Idade Média até a atualidade. Depois disso, são tratadas as razões pelas quais a cooperação se enfraqueceu e a forma pela qual pode ser fortalecida.

Quer ver mais livros sobre cooperativismo? Confere esse post!

Compartilhe: