Criamos uma lista para provar para você como eles podem estar presentes na sua playlist, em obras que todos já escutaram

7PRINCIPIOS-MUSICAS

O cooperativismo tem sete princípios que o ajudam a transmitir os seus propósitos e objetivos. Mesmo criados, em 1995, pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em cima do estatuto de dois séculos da primeira cooperativa; os princípios continuam muito atuais e fazendo parte do nosso dia a dia.

Duvida? Confira:

1) ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE – REDEMPTION SONG, Cover Rihanna

O primeiro princípio do cooperativismo diz respeito à liberdade, qualquer pessoa pode fazer parte de uma cooperativa, sem discriminação por gênero, etnia, classe social, religião ou preferência política. Se as cooperativas são para todos, não tínhamos como não relacionar o princípio com o hino da liberdade… Redemption Song de Bob Marley.

Mas… em uma versão atualizada, na voz da diva Rihanna. Já que, assim como o cooperativismo, mesmo com o passar das décadas, a música e o princípio continuam, cada vez mais, relevantes e atuais.

2) GESTÃO DEMOCRÁTICA: Power to the People
(John Lennon)

A música escrita por John Lennon, no início da década de 70, reivindica maior poder de decisão e ação às pessoas e critica a distribuição desigual de forças entre o governo, corporações e os cidadãos de fato. A contestação trata exatamente da Gestão Democrática, o segundo princípio, uma vez que este declara que todos membros devem ter direito a um voto igual, sem pesos diferentes em razão dos cargos. Lennon ia curtir, não?

3) PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS MEMBROS: We Are One (PitBull, Jennifer Lopes e Cláudia Leitte)

Por essa você não esperava. Deixa explicarmos, o capital ganho e gasto por uma cooperativa, como entoa Cláudia Leitte, na música-tema da Copa de 2014, “É meu, é seu. Hoje é tudo nosso”.
O terceiro princípio defende que todos cooperados devem receber uma parcela equitativa do valor arrecadado pela cooperativa e dividir igualmente qualquer prejuízo dela. Trabalhando dessa forma, podemos mostrar ao mundo, como incentiva a música, o que é jogar em equipe.

4) AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA: Won’t Get Fooled Again, The Who

Won’t Get Fooled Again, em português Não Seremos Enganados Novamente, é uma música sobre revolução quanto às condições insatisfatórias do trabalho e da gestão política. Quem nunca sentiu medo de ter aquele chefe tirano que te deixa sem poder algum?

Pois é, a canção fala sobre essa realidade e termina, infelizmente, de modo pessimista com os versos “Conheça o novo chefe / Igual ao velho chefe”. Talvez se o The Who conhecesse o cooperativismo, o final fosse diferente, né?
As cooperativas se gerenciam de forma autônoma e independente pelos seus membros, sem a submissão de nenhum cooperado. Mesmo em casos de parcerias com instituições governamentais e particulares, persistem com o controle democrático dos cooperados.

5) EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO: Só os loucos sabem, Charlie Brown Jr.

Um dos propósitos das cooperativas é contribuir para o futuro dos seus cooperados e da comunidade. O 5º princípio vai ao encontro dessa missão ao promover educação e formação aos seus associados e a sua comunidade, assim como informar quem não vive o cooperativismo.

Escolhemos a música do Charlie Brown Jr. que canta “Agora eu sei exatamente o que fazer. Vou recomeçar, poder contar com você”, porque o 5º princípio possibilita o conhecimento e a oportunidade de colocar em prática e fazer. Sempre contando com o apoio mútuo entre membros e cooperativas.

6) INTERCOOPERAÇÃO: Count On Me (Bruno Mars)

Quase estamos nos aventurando a gravar uma versão cooperativa de tanto que a música do Bruno Mars se encaixa com o sexto princípio! Na fofa Count on Me, o cantor promete sempre estar lá quando o amigo precisar nas mais diversas situações, nem que ele precise navegar pelo mundo todo.

Já percebeu o porquê a música canta o sexto princípio, né? Ambos falam sobre o trabalho em equipe, ajuda mútua no que e quando necessário. Uma informação extra é que a cooperação entre todos não se limita à relação entre membros, também ocorre entre as diferentes cooperativas, sejam locais, regionais, nacionais e, inclusive, internacionais.
Segue a nossa parodiazinha hehe:
You can count on me like one, two, three / Você pode contar comigo como um, dois, três
I’ll be there / Eu vou estar lá
And I know when I need it I can count on you like four, three, two / E eu sei que quando precisar, posso contar com você como quatro, três, dois
You’ll be there / Você estará lá
‘Cause that’s what cooperatives are supposed to do, oh yeah / Porque isso é o que cooperativas devem fazer.

7) INTERESSE PELA COMUNIDADE – HEAL THE WORLD (Michael Jackson)

Você já ouviu que o Michael Jackson não morreu, certo? Então, no cooperativismo ele segue vivo, pelo menos suas ideias.

Os seis minutos de Heal the World são o suficiente para entendermos plenamente o sétimo princípio do cooperativismo. Na música, o rei do pop incentiva a todos a “curarem” o mundo, a o transformarem-no em um lugar melhor não apenas para o nosso núcleo e, sim, para toda humanidade.
Heal the world (Cure o mundo) / Make it a better place (Faça dele um lugar melhor) / For you and for me (Para você e para mim) / And the entire human race (E para toda a raça humana)”.

E é exatamente isso que o princípio de interesse pela comunidade se propõe. O cooperativismo busca fazer do mundo um lugar mais justo, equilibrado e com oportunidades para todos com ações de dentro para fora de suas cooperativas.

E aí, curtiu a nossa seleção? Sua playlist favorita inclui alguns desses hits?

A relação entre cooperativismo e música não para por aí… Já está no ar o terceiro episódio do “Fala Ae, Geração” que mescla música, inovação e cooperativismo com o líder da banda Acústicos e Valvulados, Rafael Malenotti.

Como deve ter percebido muitas músicas já cantam sobre o cooperativismo, mas sabia que todo ano acontece o Festival Rio Grande Canta o Cooperativismo, em que os participantes são desafiados a comporem um som novo diretamente sobre o tema. Massa, né? Você pode conhecer as músicas clicando aqui.

Que tal quando ouvir música tentar achar os princípios do cooperativismo? O desafio está feito, agora só falta comentar as descobertas 🙂

Compartilhe: