Saiba mais sobre a formação profissional, monitoramento e promoção social.

Através de três eixos de atuação, o Sescoop/RS promove o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável. Mas afinal, você sabe que eixos são esses? E mais: por que esses três itens são tão importantes para o fortalecimento do cooperativismo no RS? Preparamos um post para explicar tudo isso para você!

1. Formação profissional – Faz parte do objetivo do Sescoop/RS a promoção da cultura cooperativista e a difusão dos seus valores. Por isso, o Sescoop/RS oferece aos cooperados uma formação profissional de qualidade, promovendo cursos de capacitação e treinamentos.

Também importante neste papel é a Escoop, a primeira faculdade brasileira de cooperativismo, que surgiu para atender as demandas de qualificação das cooperativas gaúchas. A faculdade oferece cursos de graduação e pós-graduação.

2. Monitoramento – O cooperativismo é uma excelente alternativa para empreender, distribuir riqueza e apoiar o desenvolvimento social. Porém, para que sejam eficientes, as cooperativas precisam ser sustentáveis, competitivas e bem gerenciadas. Por isso, o Sescoop/RS faz o monitoramento destas, orientando-as para as boas práticas de gestão e governança e contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável.

O Sescoop/RS dispõe de uma lista com todas as cooperativas gaúchas; para consultar, clique aqui.

3. Promoção Social – O Sescoop/RS promove ações dirigidas aos associados e empregados das cooperativas, seus familiares e comunidades, buscando desenvolver a cidadania e o bem-estar com base nos princípios e valores universais do cooperativismo. Entre os princípios da promoção social estão o estímulo à cultura da cooperação, o incentivo à adoção de medidas de segurança no trabalho, a promoção de um estilo de vida saudável entre associados, empregados e familiares e a adoção de responsabilidade socioambiental das cooperativas gaúchas.

As iniciativas adotadas pelo Sescoop/RS seguem as diretrizes estratégicas do Sescoop Nacional e envolvem ações de educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e educação ambiental.

Para saber mais sobre o Sescoop/RS, clique aqui.

Compartilhe: