Moral da história de tudo.
Pq uma receita, pq cada tema,
e pq o cooperativismo está inserido em tudo isso.

capa-Encerramento-da-Temporada-fala-ai2 (1)

#Fala Ae, Geração! Cooperativismo está com tudo!

Chegou ao fim a temporada da nossa websérie Fala Ae, Geração. Saiba por que abordamos cada um dos temas que foram ao ar.

No decorrer dos seus seis episódios, nossa websérie abordou diferentes temas. Mas, afinal, você sabe por que mostramos uma receita de doce de bananas? Por que falamos de música? Por que “entrevistamos” um cachorro? O que tudo isso tem a ver com cooperativismo?

#Como o cooperativismo impacta na nossa vida

O episódio de abertura da websérie foi especial. O comunicador Capu circulou no evento Dia C – Dia de Cooperar, e perguntou para diversas pessoas como se dá, na prática, a relação do cooperativismo com a sociedade. Um contraste muito legal de respostas entre sábios representantes do cooperativismo local e o público em geral.

Nosso ilustríssimo apresentador conversou com diferentes pessoas que explicaram o por que é tão difícil a galera enxergar a presença das cooperativas, por exemplo, nos supermercados. E mostrou além: por que o cooperativismo se dá todos os dias, não só no mercado, mas também nas pequenas atitudes, fazendo com que milhões de pessoas sejam impactadas pelo Cooperativismo no dia a dia, mesmo que não percebam.

 

#Jovens e Mercado de Trabalho

Nosso segundo episódio trouxe como tema os desafios e as aspirações dos jovens em relação ao Mercado de Trabalho. O apresentador Capu foi para o Centro de Porto Alegre para testar os conhecimentos da galera num divertido quiz. Ele conduziu disputas amigáveis entre os jovens que circulavam pelo local, realizando um “tira teima” – com levantamentos recentes do mercado nacional.

Os jovens convidados a participar do quiz opinaram sobre questões como:
1) Na última década, o número de vagas para o primeiro emprego aumentou no Brasil? 2) O cooperativismo gera algo em torno de 25 milhões de empregos no mundo. Certo ou Errado? e 3) Os jovens das gerações Y e Z, quando perguntados sobre o seu maior sonho em relação ao mercado de trabalho, afirmam que é ter o seu próprio negócio. Certo ou Errado?

Após colher a resposta dos convidados, Capu apresentava dados que mostram que o cooperativismo gera muito emprego no mundo e pode ser uma alternativa a quem busca recolocação profissional ou mesmo empreender.

 

#Inovação Disruptiva e Música

No terceiro episódio, nosso apresentador Capu visitou seu amigo e parceiro de música, Rafael Malenotti, líder da banda de rock gaúcha Acústicos & Valvulados. Os dois conversaram sobre os impactos das novas tecnologias no mercado deles – no caso, a música – e fizeram um paralelo entre essas inovações e o cooperativismo.

Disrupção é a quebra de paradigmas, a inovação transformando um mercado ou setor existente através da introdução de ideias que antes não existiam, e por isso transformam esse mercado, e a música foi um dos segmentos que mais se transformou com o advento das novas tecnologias nos últimos anos.

Assim como na música os artistas buscam se ajudar para o bem de suas carreiras, no cooperativismo, as cooperativas se ajudam para o desenvolvimento do setor cooperativista como um todo. É a intercooperação, que junto com os outros seis princípios do cooperativismo mostram que todo o sistema cooperativista segue moderno, disruptivo e levando possibilidades e inovações a todo o mundo.

 

#Ação Social Sustentável

No quarto episódio, nosso apresentador Capu recebeu um convidado superfofinho, o cãozinho Toquinho, juntamente com sua dona, a DJ Mari Brino. O Toquinho é personagem principal de uma ação social sustentável, a DJ Mari Brino falou o que é isso, e o Capu explicou o que tem a ver com o mundo do cooperativismo.

Mari Brino mostrou, na prática, como construir uma ação social sustentável, um modelo de negócio que não visa ao lucro e serve aos interesses da comunidade que está inserida.

A união de esforços para propiciar o bem para a comunidade, como no caso do Toquinho, é uma ideia inserida dentro dos sete princípios do cooperativismo, mais precisamente, o sétimo princípio: compromisso com a comunidade, que prega o respeito às peculiaridades de uma comunidade para propor soluções de negócios e apoio a causas humanitárias.

 

#Tecnologia e Mundo Digital

No quinto episódio, abordamos o tema Mundo Digital Cooperativo, em que mostramos como o cooperativismo interage com o mundo tecnológico, mais especificamente, com o empreendedorismo digital.

Capu, juntamente com os convidados Pablo Cardias, Gerente de Arquitetura Corporativa e Líder do Unicred Inova, e Tiago Nicolaidis, Líder de Transformação Digital do Sicredi, mostraram que o desafio para as cooperativas modernas é levar ao cooperado os seus serviços através de uma plataforma digital. Afinal, mundo digital e cooperativismo têm tudo a ver, pois o digital aproxima as pessoas com objetivos comuns, e isso está na origem de todas cooperativas.

Os convidados também apresentaram dicas valiosas para quem quer empreender no mundo digital, entre elas, buscar conhecer o modelo cooperativista e estudar cooperativas de plataforma como alternativas para o impulsionamento de uma startup.

 

#Desafio do Doce de banana

Doce de banana?! Isso mesmo. No último episódio da websérie, nosso apresentador Capu foi para a cozinha e nos mostrou como o cooperativismo é mais fácil de ser encontrado do que imaginamos. Ele está, por exemplo, em milhares de produtos nas prateleiras das grandes redes de supermercados de todo o Brasil.

Para mostrar que você está toda hora com o cooperativismo na sua mão, Capu chamou três convidados especiais e fizeram o desafio do doce de banana, onde cada convidado trazia um ingrediente sem que o outro soubesse qual era para montar a receita.

Juntos com Capu, o Chef Fabrício Goulart, o empresário Gustavo Albuquerque, e a mestre em Administração e especialista em sustentabilidade e cooperativismo Camila Luconi Viana mostraram que 50% de tudo que a gente compra passa pelas mãos de uma cooperativa.

#Vai deixar saudades

Ao todo, foram seis superepisódios onde você teve contato com o cooperativismo como nunca tinha pensado. Debatemos os mais diversos temas do mundo do cooperativismo, mostrando como os princípios – e produtos – do cooperativismo estão inseridos na vida de todos.

O Fala Ae, Geração vai realmente deixar muitas saudades. Se você gostaria de ver um tema ser abordado nas próximas temporadas, deixe sua dica aqui.

Compartilhe: