A Cooperativa Sonho de Liberdade, fica na Cidade Estrutural, Distrito Federal, e conta com 80 participantes


imagem-blog-600x400

Apesar do ditado popular ser outro, a realidade é que bandido bom é bandido que tem a oportunidade de se reintegrar na sociedade, depois de pagar a pena. Com esse objetivo, o ex-presidiário Fernando de Figueredo do sistema penitenciário da Papuda, em Brasília, idealizou a Cooperativa Sonho de Liberdade, formada por outros ex-detentos.

A cooperativa fica na Cidade Estrutural, Distrito Federal, e atua na reciclagem de madeira. A ideia surgiu em 2007, inicialmente, em escala reduzida e com grandes dificuldades de ordem prática. “Passamos a coletar, selecionar e transformar a madeira obtida da construção civil, do comércio e da indústria. Os primeiros produtos foram estacas para marcações topográficas e condução de mudas. Logo surgiu a demanda para madeira sob medida, para diversos fins, empregando a madeira selecionada e beneficiada pelo trabalho do grupo”, conta o relato da fanpage da cooperativa no Facebook.

Em 2009, a Cooperativa Sonho de Liberdade foi formalizada. Surgiram outros serviços e atualmente, com 80 participantes, ela também fornece madeira a indústria alimentícia, para a produção de tijolos, para a construção civil, para produção artesanal, para fabricação de vassouras e de móveis sustentáveis.

Conforme a fanpage da cooperativa: “Alcançamos a marca mensal de 1500 toneladas de madeira retirada do lixo e devolvida à sociedade para estender seu ciclo de vida e aumentar sua produtividade na economia”. Todo o dinheiro obtido com o trabalho é distribuído entre os cooperados, beneficiando diretamente oitenta famílias.

Compartilhe: