Projeto do Sescoop/RS ganha vida para trazer às novas gerações um espaço de construção colaborativa de conhecimento sobre o cooperativismo

Se tivermos dúvida sobre qualquer assunto, lá vamos nós à Wikipedia, onde outra pessoa já terá compartilhado seu conhecimento em um artigo. Se temos um projeto e nos falta dinheiro para torná-lo real, é possível correr pra frente do computador e conquistar investidores online. É fato: a Internet tem espírito colaborativo.

E tomou conta do nosso dia a dia, contaminando diversas esferas de nossas vidas. Ainda mais no caso das novas gerações, naturalmente conectadas aos ideais de cooperação e coletividade. E é exatamente com essas gerações, cheias de ideias e energia, que o Geração Cooperação quer conversar.

O Geração Cooperação quer incentivar os jovens gaúchos a conhecerem o cooperativismo, um modelo de negócios democrático, preocupado com o desenvolvimento sustentável e pautado na colaboração. Quer mostrar que as cooperativas têm valores muito comuns aos dessa gurizada que se preocupa com sua formação profissional e colocação no mercado, ao mesmo tempo em que sonha com um futuro de prosperidade e igualdade social para o nosso país.

Nos próximos meses, o Geração Cooperação vai reunir histórias, perfis e cases de jovens cooperados. Também vai mapear as dúvidas, os sonhos, as vantagens e os desafios de aderir ao movimento cooperativista. Além disso, o site é uma ferramenta de diálogo, que abre espaço para a participação, para a expressão de opiniões e envio de textos e sugestões, nas seções Geração Pergunta e Colabore.

Se você tem interesse pelo cooperativismo, curtiu a ideia e quer fazer parte desse projeto, participe no Twitter (
https://twitter.com/GeracaoCoop), Facebook (http://www.facebook.com/GeracaoCoop) e cadastre-se para receber a newsletter.

Vamos juntos construir um mundo melhor!

Gustavo “Mini” Bittencourt
Da agência Competence, um dos responsáveis pela concepção do projeto

“O ideal do cooperativismo tem tudo a ver com o jeito como o mundo está se organizando hoje. A cultura digital está disseminando uma visão mais horizontal do mundo, processos mais colaborativos em todas as áreas. Não é só a indústria e a economia que se beneficiam do ideal cooperativo, mas todas as áreas humanas podem ser mais significativas quando se aplica esse princípio. Ele está no cerne da própria internet, por exemplo.”

Vergilio Perius
Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

“É possível promover a inclusão social do jovem através da associação às cooperativas. Ainda que só possa gerir aos dezoito anos, o jovem deve ser sócio desde os dezesseis. Isso faz ele valorizar o cooperativismo. Se as cooperativas são capazes de construir um mundo melhor, como sugere o slogan do Ano Internacional das Cooperativas, esse mundo vai ser melhor ainda se houver a inclusão dos jovens. Com o Geração Cooperação buscamos comunicação direta com esse público por meio da internet, das redes sociais. O jovem traz luz, espírito de renovação, questiona e quer mudanças.”

Carolina Barcelos
Assessora de Imprensa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

“Aproximar-se do público jovem é uma das principais diretrizes do planejamento do Sescoop/RS. O cooperativismo quer conversar com suas gerações novas e futuras, saber o que os jovens esperam, pensam e buscam no sistema cooperativista. O Geração Cooperação foi criado para ser o canal dessa comunicação, permitindo questionamentos, troca de ideias e diálogo, aproximando o sistema de quem é responsável pelo futuro das cooperativas no Brasil.”

Compartilhe: