post-blog-igor

Igor quer continuar na cooperativa, contribuindo com o desenvolvimento de sua comunidade

Aos 19 anos, Igor Dalmolin, de Ibiraiaras/RS, já é auxiliar administrativo do Sicredi, que é uma das maiores cooperativas de crédito, com mais de 3 milhões de associados espalhados pelo país. A porta de entrada para o mundo do cooperativismo surgiu por meio do programa Aprendiz Cooperativo. “Um momento de realização vivido foi o dia da efetivação, um dia que jamais vou esquecer”, conta o rapaz, que iniciou sua carreira como Aprendiz no Sicredi.

Podem participar do Aprendiz Cooperativo jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. Para entrar, é necessário passar por uma seleção diretamente em uma das cooperativas participantes. O projeto tem uma parte teórica, em que os aprendizes estudam sobre cooperativismo e a parte prática, que ocorre dentro das cooperativas. Para Igor, os ensinamentos mais inesquecíveis do programa foram os valores, a cooperação, além da experiência.

Comparando com as empresas tradicionais, o jovem nota algumas vantagens: “A principal diferença que vejo é a cooperação de todos para um bem comum, e além disso, o resultado obtido é repartido entre todos os associados e voltados para o desenvolvimento da comunidade”. Ele conta que pretende permanecer na cooperativa, se especializar e contribuir cada vez mais para o seu crescimento.

Além do Igor, muitas outras pessoas participaram do programa Aprendiz Cooperação. A Maísa também contou sua história pra nós aqui no blog. Ela iniciou carreira como aprendiz, se tornou engenheira civil e cresceu dentro de cooperativa. Confira o depoimento clicando aqui.

Compartilhe: