Cooperativas se unem e produzem roupas com matéria-prima orgânica

01-foto-blog-cooperativa

Um grupo de mulheres do bairro Sarandi, de Porto Alegre, que queriam ter uma renda própria, fundaram a cooperativa Unidas Venceremos (Univens) há 21 anos. Ao longo deste tempo, a cooperativa, seguindo os princípios da intercooperação, uniu-se com outras 5 cooperativas do Brasil, formando a rede de produção que se chama Justa Trama.
Sustentabilidade é um dos focos da Univens, que atualmente é constituída por 23 mulheres costureiras. A cooperativa produz roupas e cerca de 40% do tecido utilizado é orgânico. A Justa Trama abrange desde o plantio do algodão orgânico, que é produzido por cooperativas do Ceará e do Mato Grosso do Sul, até a fiação e tecelagem, que vem de cooperados de Minas Gerais. A Univens confecciona as roupas a partir deste tecido e, por fim, comercializa em feiras alternativas, por encomenda e pela loja virtual.
Na metade deste ano, a Justa Trama lançou uma coleção nova de roupas, a “Moda que envolve: costureiras, artesãs e sustentabilidade”. Quer ver as roupas? Clique aqui pra conferir na loja virtual.

Compartilhe: