Casa Cooperativa de Nova Petrópolis sugere roteiro turístico cooperativista

02-02-foto-blog-turismo

Nova Petrópolis é uma cidade gaúcha que tem muita história sobre o cooperativismo para contar. A cerca de 90 Km de Porto Alegre, é o lar do cooperativismo de crédito. Em Nova Petrópolis, o padre suíço Theodor Amstad foi responsável pela fundação a primeira cooperativa de crédito da América Latina, em funcionamento até hoje: a Sicredi Pioneira. Mas os ideais cooperativistas estão presentes em diversos outros espaços da cidade.

Quer aproveitar as férias de julho para fazer um passeio e conhecer mais sobre o cooperativismo? Confira o roteiro sugerido pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis:

Primeira sede da Sicredi Pioneira RS (1903 a 1933) – A casa foi construída em estilo enxaimel (típica arquitetura alemã) em 1900 e pertenceu ao primeiro gerente da Sicredi Pioneira, Joseph Neumann.

Praça Theodor Amstad Construída em 1942 pelos moradores para que a localidade recebesse cinco mil participantes do Congresso da União Popular. Nesta praça é possível visitar o monumento ao Padre Amstad e placa aos 100 anos da Associação Amstad (Volksverein).

Igreja Católica São Lourenço Mártir – Igreja histórica que abriga vitrais, pinturas, monumento e mausoléu do Padre Theodor Amstad.

Memorial Padre Amstad – Localizado na “Caixa Rural” (terceira sede da Sicredi Pioneira RS – 1953 a 1967), abriga peças e fotografias que contam os passos do patrono do cooperativismo na América Latina. No mesmo prédio está instalada a sede da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis.

Escola Padre Amstad – Durante a visita é possível conhecer o funcionamento de uma cooperativa escolar, a Cooeamstad.

Cooperativa Piá Fundada em 1967, é responsável pelo desenvolvimento de grande parte da cadeia produtiva da região, fabricando laticínios, com destaque para doces e creme de leite, iogurtes e bebidas lácteas.

Parque Aldeia do Imigrante – O parque localizado no centro de Nova Petrópolis abriga uma aldeia de prédios históricos, entre eles, a reconstrução da primeira sede da cooperativa de crédito.

Monumento Força Cooperativa – Localizado na Praça das Flores, inaugurado em 2002, é o primeiro e o mais representativo monumento ao cooperativismo do mundo. Constitui-se de 7 pessoas representando as diversas profissões da época, que carregam uma pedra que “estava no caminho” – citada pelo Padre Amstad em 1900, fazendo referência à união de pessoas com objetivos comuns para superar dificuldades. A grande representatividade também é traduzida pelas 7 pessoas que simbolizam os 7 princípios do cooperativismo e as 7 cores da bandeira.

Continue no blog: Cooperativas para você visitar na Serra Gaúcha

Compartilhe: