Oportunidade de reconhecimento estimula a excelência das cooperativas do Estado

   Primeiramente, o que é o PDGC? O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). Aplicado em ciclos anuais, o Programa visa à melhoria das cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado. A metodologia usada é baseada no Modelo de Excelência e Gestão® da FQN e possui quatro estágios de maturidade da gestão.

Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.

  • Compromisso com a excelência: aplicável às cooperativas em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão.
  • Rumo à excelência: aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em constante evolução e demonstrem atendimento às expectativas das partes interessadas em vários resultados.

Para marcar a abertura oficial do ciclo 2016-2017 do PDGC, o Sistema OCB realizou uma capacitação destinada a 72 profissionais de suas 27 unidades estaduais, entre os dias 30 e 31 de março, na sede do Sistema Ocemg, em Minas Gerais. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Vilela, também participaram do treinamento. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve representado pelo analista técnico do Monitoramento, Leonardo Dangel. Os técnicos aprofundaram os conhecimentos sobre os questionários, a ferramenta do programa e sobre a nova campanha institucional da iniciativa e, por fim, sobre a necessidade de sensibilizarem as cooperativas de seu estado para que façam a sua adesão ao programa.

Então, o que é o Prêmio Excelência? O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma iniciativa do Sistema OCB, promovido a cada dois anos, que reconhece nacionalmente as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

O Prêmio é dirigido às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, avaliadas por meio dos mesmos instrumentos de avaliação adotados no PDGC. Constitui-se, então, em uma excelente oportunidade de obter o aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos e visibilidade para a cooperativa.

Quem representou o Rio Grande do Sul na última edição do prêmio foi a Sicredi Pioneira RS, que tem sede em Nova Petrópolis e foi reconhecida na faixa Prata, conquistando pela segunda vez o troféu do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.

   Como participar do PDGC? As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal.
Se você quiser mais informações sobre o programa, pode entrar em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Leonardo Dangel, através do telefone (51) 3323-0032 ou pelo e-mail leonardo-dangel@sescooprs.coop.br.

Compartilhe: