Como incentivar a juventude do campo a investir na agricultura familiar como carreira?

Nós já falamos bastante sobre sucessão familiar aqui no blog, mas você sabe o que isso realmente significa? Para entender melhor o assunto, antes você precisa se familiarizar com o conceito de agricultura familiar. Mas isso é fácil: é o cultivo da terra em pequena escala, utilizando como mão de obra as pessoas que integram a família.

O que se produz é utilizado para subsistência e o excedente pode ser vendido, gerando lucro para a família. A sucessão familiar é quando o conhecimento e a prática da agricultura familiar passam de uma geração para outra, mantendo ou expandindo os meios de produção.

Nas últimas décadas, a questão da sucessão familiar tem sido um problema para as famílias que vivem no campo. O meio rural vem passando por um processo de envelhecimento. Isso quer dizer que, cada vez menos, as novas gerações estão seguindo o caminho da sucessão familiar em suas propriedades. O que acontece é que muitos jovens se mudam para as grandes cidades para estudar e trabalhar e não voltam mais para dar continuidade ao sistema de produção rural de sua família.

A fim de reverter este processo, começam a surgir iniciativas, como o curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar, promovido pela Cooperativa Languiru, e sobre o qual falamos neste post. O curso tem como foco a qualificação gerencial dos filhos de pequenos produtores rurais e já formou sua primeira turma.

Outra iniciativa que pretende estimular a permanência da juventude no meio rural é o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, que fomenta a capacitação e a geração de empregos para jovens em cooperativas rurais. Sobre ele, já falamos neste outro post do blog.

Quando os jovens aprendem a valorizar a vida no campo e a importância da agricultura familiar para a economia local, surgem iniciativas como a Cooperinfo Rural, sobre a qual também já falamos no blog. Este interesse em documentar as atividades e a vida no meio rural traz um sopro de esperança para as famílias que tiram da terra o seu sustento.

E aí, ficou alguma dúvida sobre o que é sucessão familiar? Deixe o seu comentário pra gente!

Compartilhe: