Workshop com aulas semanais tem como objetivo a criação da primeira cooperativa da área formada somente por mulheres

foto-blog-cooperativa-

Alguns tipos de trabalho, ainda são vistos como “coisa de homem”. Muitas vezes, quando uma mulher tenta ocupar estas profissões, enfrenta preconceito, abuso e desconfiança quanto à qualidade do trabalho. No entanto, o cooperativismo está aí para ajudar nesta realidade, fortalecendo mulheres por meio da união.

Com esse objetivo, a ONG Mulher em Construção criou o workshop Cooperativa de Mulheres na Construção Civil. Essa ONG já formou mais de 4 mil mulheres para trabalhar com profissões historicamente vistas como masculinas, como pintura, eletricidade e construção civil. A atividade tem apoio financeiro do Fundo Internacional Virginia Gilders- leeve, que incentiva trabalhos com o intuito de promover os direitos de mulheres.

O workshop se iniciou no dia 26 de setembro, com uma turma de 15 mulheres, no prédio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na capital gaúcha. As aulas serão semanais, com conteúdos sobre cooperativismo, tanto teóricos quanto práticos, em visitas à cooperativas. Também será trabalhado o empreendedorismo. O objetivo é que no final do curso as alunas consigam fundar a primeira cooperativa na área formada somente por mulheres.

Muitas mulheres estão se interessando por funções que há vários anos são atribuídas somente aos homens. Colocar-se nestes espaços é difícil, porém, com preparo e cooperação, torna-se possível. Por isso, a ONG Mulher em Construção tem uma função empoderadora tão importante!

Compartilhe: