Pesquisadores e cooperativas devem compartilhar informações para que todos cresçam

01-imagem-blog

Estamos acostumados a falar das cooperativas e deste modelo de trabalho sendo colocado na prática. Mas a parte teórica também é muito importante para o desenvolvimento do cooperativismo. Por isso, os trabalhos acadêmicos que fazem essas análises podem contribuir muito com a parte prática.

Para que isso ocorra, a cooperação entre pesquisadores e cooperativas deve existir. Afinal, para se realizar uma análise, é necessário consultar uma base de dados. Então as informações sobre o funcionamento das cooperativas que conhecemos devem ser disponibilizadas para essas finalidades. Se forem dados sigilosos, o pesquisador tomará o devido cuidado para não citar de qual cooperativa eles vêm.

Ao mesmo tempo, os pesquisadores, ao analisarem estes dados a partir de procedimentos metodológicos, devem buscar soluções, orientações e modelos de como fazer com que as cooperativas sigam evoluindo. Os resultados do que for analisado sempre devem ser compartilhados, publicados em revistas e debatidos em congressos. Assim, todo mundo cresce junto!

Compartilhe: