Os seis alunos vencedores conheceram a sede da Escoop e visitaram Nova Petrópolis.


Com o tema “Cooperação: uma prática de igualdade”, a nona edição do Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem teve sua premiação no dia 14 de dezembro, em Brasília-DF. Após participarem de uma visita ao Congresso Nacional, os seis alunos vencedores viajaram para Nova Petrópolis-RS, cidade conhecida como Capital Nacional do Cooperativismo. Na chegada à capital gaúcha, foram recepcionados na sede da Escoop pelo seu diretor, Derli Schmidt, e pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius.

O tema foi proposto com o objetivo de incentivar os alunos a refletirem sobre as contribuições, individuais e coletivas, que podem ser feitas para a construção de um mundo melhor. Foram 16.173 redações que passaram por três fases de avaliação até ficarem 41 redações finalistas.

Confira os vencedores:
Categoria I (alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental): Islan Gleidson dos Santos (Pernambuco), Nayara Pereira da Silva (Paraná) e Rayara Stefane Andrade de Carvalho (Paraíba).
Categoria II (alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental): Júlia Valentim de Oliveira Pinheiro (Rio Grande do Norte), Kássia Lavínia Pereira Costa (Paraíba) e Mônica Amaral Noveli (São Paulo).

O Programa Cooperjovem existe desde 2007 e é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Ele envolve cerca de 100 mil alunos de 411 escolas e conta com o apoio de 79 cooperativas em 13 estados brasileiros.

Compartilhe: