Micro-usina de energia solar da cooperativa paraense Coober entra em funcionamento em agosto

    Um grupo de amigos é responsável pela primeira cooperativa de energia renovável do Brasil. No dia 5 de agosto, a micro-usina de energia solar da Coober começa a funcionar na cidade paraense de Paragominas. Com capacidade de 75 KWp, a ideia é produzir a energia elétrica que os 23 cooperados consomem.

foto-associados

O presidente da cooperativa, Raphael Sampaio Vale, explicou ao site Brasil Cooperativo que o grupo possui uma visão ligada ao desenvolvimento sustentável e em harmonia com a natureza. “Todos nós, da Coober, estamos na expectativa de começar a gerar a nossa própria energia elétrica, de fonte limpa, sem agredir a natureza e sem causar prejuízos às populações que normalmente são afetadas pelos grandes projetos”, afirmou.

A Alemanha é uma referência para o projeto. Lá, existem 822 cooperativas de energia, sendo que mais de 700 são de energia renovável. A Coober tem apoio institucional da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e trabalha em parceria com a Agência Alemã para Cooperação e Desenvolvimento (GIZ), além do Ministério das Cidades (Probiogás), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Paragominas.

Compartilhe: