O PUFV surgiu em 1993, após dirigentes do Sicredi conhecerem uma cooperativa escolar no Uruguai

Há 24 anos, o Sicredi conduz o Programa A União Faz a Vida com crianças de diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso. A ideia de iniciar este trabalho surgiu em 1992, quando dirigentes do Sicredi fizeram visitas em cooperativas do Uruguai e da Argentina. Eles estiveram em uma cooperativa escolar e foram conduzidos por uma criança de apenas 11 anos, presidente da cooperativa, que mostrou já saber muito sobre cooperação, apesar da pouca idade. A partir deste acontecimento, eles decidiram planejar um programa que incentivasse as crianças a desenvolverem os princípios do cooperativismo. Em 1993, o PUFV foi criado.

Atualmente, o Programa A União Faz a Vida atende mais de 200 mil crianças e adolescentes. Entre os anos de 2005 e 2015, este número cresceu 92,6%. O número de educadores envolvidos com o Programa também aumento muito: no início eram 93 profissionais e hoje são mais de 17 mil! Para ajudar no desenvolvimento, o PUFV conta com parcerias, como Secretarias de Educação Municipal, Estadual, Secretaria de Assistência Social, ONGs e outras instituições educacionais locais. Em cada uma das comunidades, existem apoiadores representantes, que são  cooperativas, empresas, pais e familiares. Além disso, existe a assessoria pedagógica, responsável pelo treinamento dos educadores, que é composta por profissionais de instituições de ensino superior, institutos, centros de pesquisa, entre outros.

O Programa A União Faz a Vida tem uma mascote que simboliza os seus objetivos: uma abelhinha! Ela representa o trabalho em cooperação e tornou-se uma identidade para o PUFV. Quer conhecer todos os projetos desenvolvidos a partir do Programa União Faz a Vida? Clique aqui e confira!

Compartilhe: