O programa foi criado pelo Sescoop para que as noções de cooperação sejam ensinadas desde cedo

Faz parte da nossa natureza sermos sociais e cooperativos. Precisamos uns dos outros para viver! Para que as noções de cooperação sejam ensinadas desde cedo, o Sescoop Nacional criou o Cooperjovem. O programa é colocado em prática nas escolas de todo o país com vários materiais didáticos legais!

Para que o Cooperjovem aconteça, os professores têm papel fundamental, pois são eles que incluem os princípios do cooperativismo dentro da turma, a partir dos materiais produzidos pelo programa. A ideia é que os jovens percebam o quanto a cooperação já faz parte da vida de todos e às vezes nem notamos.

O Cooperjovem acontece em duas fases, dentro das escolas. Primeiro, o aluno tem o primeiro contato com o conceito de cooperativismo de um modo lúdico, a partir dos materiais didáticos. Os livros têm histórias em quadrinhos, com personagens que vivem aventuras e mostram como o cooperativismo surgiu, entre outras informações. A partir da segunda fase, os estudantes passam a ver o cooperativismo na prática, como um modelo de trabalho empreendedor coletivo.

Todas as escolas de ensino fundamental podem implementar o Cooperjovem. Para participar, é necessário entrar em contato com a unidade estadual do Sescoop de seu Estado e informar o interesse. Encontre aqui o Sescoop mais próximo de você!

Compartilhe: