Essas pessoas são responsáveis por identificar ameaças e oportunidades de mercado

01-thumb-blog-enciclopedia-corporativismo-visao-estrategica

As cooperativas funcionam de forma simples e democrática. Cada regra tem uma lógica por trás. O intuito sempre é beneficiar os cooperados. Para que você compreenda o esses processos, iniciamos uma série de posts que, reunidos, explicarão como funciona uma cooperativa! No primeiro, contamos como são tomadas as decisões. Dessa vez, falaremos da visão estratégica. Confira aí!

Toda empresa conta com pessoas que trabalham na estratégia do negócio. São colaboradores que tem a tarefa de identificar ameaças e oportunidades dentro do mercado onde a empresa se encaixa.

No caso das cooperativas, funciona da mesma forma. O grupo que é responsável por essa visão estratégica é o Conselho de Administração ou Diretoria. São eles que definem quais as mudanças que devem acontecer na cooperativa para que ela cresça e torne-se mais evoluída dentro do seu ramo.

Como tudo no cooperativismo é democrático, a escolha das pessoas que fazem parte do Conselho de Administração ou Diretoria é feita a partir de uma votação em Assembleia Geral. É recomendável que os integrantes busquem a capacitação específica, que é oferecida pelo Sistema OCB e pelas unidades estaduais. Essa certificação ajuda muito no crescimento das cooperativas.

No próximo post, falaremos de como é garantida a transparência no cooperativismo. Fique ligado aqui no blog!

Compartilhe: