O evento promove a integração de ações voluntárias em um movimento de solidariedade cooperativista.

Não é à toa que o Dia de Cooperar será celebrado no dia 4 de julho: o primeiro sábado de julho é o Dia Internacional do Cooperativismo. A data tem sintonia fina com o Dia C, evento que visa promover e estimular a integração de ações voluntárias em um movimento de solidariedade cooperativista.

As cooperativas participantes do Dia C, que neste ano tem a temática “Juntos pelo bem”, desenvolvem um conjunto de ações em suas comunidades. As iniciativas valorizam o trabalho voluntário e demonstram a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.

O Dia C em Porto Alegre

No dia 4 de julho, o Sescoop/RS promoverá um evento no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, para comemorar os resultados e celebrar as ações voluntárias realizadas em todo o Rio Grande do Sul. O evento, que acontecerá entre 9h e 16h, inclui a participação de diversas cooperativas, serviços gratuitos aos visitantes e atrações musicais. Durante o dia, serão divulgadas as iniciativas que estarão acontecendo nas cidades gaúchas e brasileiras.

Veja aqui os serviços que o pessoal de Porto Alegre encontrará no evento.

Números no Rio Grande do Sul

Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Sul participa do Dia C. No estado, foram inscritas 99 iniciativas em 77 cidades gaúchas, envolvendo 170 cooperativas. Ao todo, serão 1.883 voluntários e 65.770 beneficiados. As ações envolverão temas como responsabilidade socioambiental, saúde, cultura, esporte, lazer, integração e educação.

Veja no Placar do Dia C as iniciativas inscritas no Rio Grande do Sul.

Números no Brasil

No ano passado, o Dia C somou mais de 65 mil voluntários em 25 estados e Distrito Federal, com iniciativas de 900 cooperativas, beneficiando quase 1 milhão de pessoas. Entre 2009 e 2014, o Dia C beneficiou em torno de 1,5 milhão de pessoas, com participação de cerca de 200 mil voluntários.

Veja aqui os números de 2014 em todo o país.

Compartilhe: