Saiba mais sobre o funcionamento de uma cooperativa de transporte

As cooperativas de transporte atuam na prestação de serviços de transporte de cargas e passageiros. É uma espécie de cooperativa que poderia ser enquadrada no ramo trabalho, mas, devido às peculiaridades de sua atividade, tem denominação própria.

Elas têm gestões específicas em suas várias modalidades:

– Transporte individual de passageiros (táxi e moto táxi);
– Transporte coletivo de passageiros (vans, ônibus, etc.);
– Transporte de cargas (caminhão, motocicletas, furgões, etc.);
– Transporte escolar (vans e ônibus).

Em Porto Alegre há duas cooperativas de táxi bem conhecidas: a Coop Táxi – Cooperativa dos Proprietários de Taxi da Região Metropolitana de Porto Alegre Ltda – e a Cootaero – Cooperativa de Táxis do Aeroporto Salgado Filho.

No Rio Grande do Sul há diversas cooperativas do ramo associadas ao SESCOOP/RS, como a VALE LOG – Coop. de Transportes do Vale do Taquari de Arroio do Meio, a REDE TRANSPORTE – Coop. Central Rede Transporte Ltda de Arroio do Meio, a COOPERTRANS – Coop. dos Transportes de Carga de Erechim, a COOFATUR – Coop. Farroupilhense de Transportes de Farroupilha e a COTRASUL – Coop. de Transporte do Mercosul Ltda de Itaqui.

Segundo um relatório do Sescoop/GO, em 2009 o Brasil tinha 1.100 cooperativas de transporte, com mais 100 mil associados e quase 9 mil empregados. Só para você ter uma ideia, as cooperativas de transporte correspondem a 15% de todas as cooperativas nacionais!

Compartilhe: