Os podcasts estão em alta novamente. E tem conteúdo sobre cooperativismo também!

podcasts-cooperativismo

E aí, Geração! Estão ligados em podcasts?

Um podcast é uma mídia, ou seja, um canal para divulgação e distribuição de conteúdo, assim como a TV e o rádio.

Depois de surgirem com força lá pelo final dos anos 2000, ficaram meio que esquecidos no mundão da internet. Mas estão de volta com ainda mais força há um ano aproximadamente, ganhando produções segmentadas de acordo com a área de interesse de cada público.

Na prática, ele funciona como um programa de rádio, porém a principal diferença e grande vantagem do podcast é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, de acordo com seus assuntos de interesse.

E melhor: pode ouvir na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Existe podcast de tudo quanto é assunto: cinema, TV, Literatura, Ciências, Profissionais, Política, Notícias, Games, Culturais, Religiosos, Educacionais, Humorísticos, Musicais, Esportivos… Ufa!

E tem podcasts de cooperativismo também! Sim, os podcasts são um novo jeito de conhecer o cooperativismo.

Veja 4 podcasts que a gente do GC separou sobre Cooperativismo para você:

1 – Planeta Cooperativo

Fundado pelo catarinense Marcos Vernei Schuster, que também é cofundador e palestrante no Jeito Coop – classificado por ele mesmo como um “movimento para disseminação do Jeito Disney no Cooperativismo” –, o podcast Planeta Cooperativo tem o propósito de “inspirar pessoas para um planeta melhor”.

Já conta com 16 episódios no ar, abordando temas como “Desempenho com propósito cooperativo” e “Os 7 hábitos das cooperativas vencedoras”.

2 – Coonecta – Cooperativismo e Inovação

A Coonecta é uma empresa de consultoria especializada em assessoria para cooperativas, que busca conectar o cooperativismo com a inovação e alta performance.

Leia mais  6 festivais de música que dão um show de sustentabilidade

A ideia de utilizar o formato de podcasts para disseminar conteúdos é recente, sendo o primeiro programa a ir ao ar apenas em 21 de outubro deste ano (2019), sob o nome de “O que esperar da Missão do Coonecta a NY”.

Depois desse, foi ao ar ainda um segundo podcast, também tratando da Missão que a Coonecta realizou em Nova York.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Geração Cooperação (@geracaocoop) em

3 – Coopcast

O Coopcast, como eles mesmos apresentam, “é um podcast que fala sobre o Cooperativismo de uma forma diferente”.

Com visão independente, racional e, por vezes, crítica, as entrevistas abordam temas relevantes para reflexão sobre a lei, a história e a doutrina cooperativista.

A ideia, segundo eles, “é sair do óbvio para, com a ajuda de entrevistados qualificados, tirar as discussões sobre o Cooperativismo da mesmice e da superficialidade, além de extrair de fatos históricos nuances desconhecidos, porém determinantes para a evolução do nosso pensamento cooperativo”.

4 – Fecoagro/SC – Programa de Rádio

Desde novembro deste ano (2019), a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro/SC) está disponibilizando seus programas de rádio no formato de podcasts.

Neles, é possível conferir notícias do cooperativismo e agronegócio. Com edições praticamente diárias, durante a semana, é um programa de dez minutos de duração, com muita informação voltada, principalmente, para as cooperativas do ramo agropecuário.

Nos finais de semana, o podcast é um pouco mais amplo, com duração de 25 minutos, e conta também com notícias do Parlamento catarinense, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do mercado agropecuário.

Os podcasts em números

De acordo com o Spotify, serviço de streaming de áudio, líder mundial em arquivos de música, o consumo de podcasts no Brasil cresce 21% ao mês desde janeiro de 2018, fato que fez a empresa ampliar o investimento nesse tipo de conteúdo “não musical”.

Leia mais  Encerramento da Temporada do Fala Ae, Geração

Com isso, o Brasil já assumiu o segundo lugar no ranking de consumo de podcasts, conforme pesquisa do Podcast Stats Soundbites, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo eles, a identificação entre grupos que buscam conteúdos específicos é o principal fator que vem impactando no aumento expressivo do consumo dessa mídia.

E aí, Geração! Já definiu qual o seu podcast sobre cooperativismo favorito? Tem algum outro que não entrou na nossa lista? Manda pra gente!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: