Confira nossa lista de leituras básicas para quem quer saber mais sobre o cooperativismo.
Se você está começando a dar os primeiros passos no cooperativismo, é um associado recente ou simplesmente um curioso sobre este modelo de negócio, vale a pena dar uma atenção especial a esta lista de leitura.
Selecionamos cinco livros para ajudar a compreender bem a origem e os conceitos básicos do cooperativismo. Aqui no blog do Geração também temos o link Cooperativismo nas redes, onde você encontra uma lista de sites de organizações, instituições e outros conteúdos ligados ao cooperativismo e que vão dar uma “turbinada” no seu aprendizado. Vamos aos livros:
Cooperativismo: primeiras lições (Sescoop, 2010)
Como o próprio título diz, este livro apresenta, de forma simples e didática, lições sobre os conceitos básicos do cooperativismo. A origem, os princípios, os valores, os ramos do cooperativismo, enfim, tudo o que você precisa saber para se tornar um cooperado ou, simplesmente, para ficar expert no tema.
Educação e Capacitação Cooperativa (José Odelso Schneider, 2010)
Nesta obra, o leitor tem contato com uma leitura que exalta um dos princípios norteadores do cooperativismo – a educação – e que, mostra também, como isto se torna um desafio frente a uma cultura empresarial voltada à constante busca por resultados, que enfatiza a capacitação e qualificação profissional em detrimento da educação.
Por Um Mundo Melhor – Cooperação e Desenvolvimento (Nelson José Thesing, 2015)
O professor e Pró-Reitor do Campus Panambi da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) é autor deste livro que aborda a importância da formação e da cooperação para o desenvolvimento regional. Fruto de muita pesquisa teórica e empírica, a obra desperta para a reflexão sobre o cooperativismo.
Cooperando em Lombo de Mula, de Nova Petrópolis a Tamandaré (Adari Ecker, 2013)
Neste livro, o técnico agrícola e advogado Adari Francisco Ecker conta as história dos primórdios do cooperativismo no Rio Grande do Sul e sobre a trajetória do padre suíço Theodor Amstad, que se estabeleceu em Nova Petrópolis (RS) e fundou a primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, hoje conhecida como a Sicredi Pioneira. Montado sobre uma mula, Amstad viajou por todo o Estado disseminando seus conhecimentos sobre cooperação, até se estabelecer na serra e auxiliar na introdução do cooperativismo entre os colonos.
Os 28 Tecelões de Rochdale (G.J. Holyoake, 1933)
Leitura obrigatória sobre um marco no cooperativismo. O livro conta a história do nascimento da primeira cooperativa de que se tem notícia. O autor narra a trajetória dos 28 operários ingleses (27 homens e uma mulher, em sua maioria tecelões) que, em 1844, à beira da bancarrota, fundaram com sucesso a “Sociedade Limitada dos Equitativos Pioneiros de Rochdale”.
Se você se interessou pelas nossas sugestões e não sabe onde pode encontrar os livros, saiba que todos estão disponíveis na biblioteca da Escoop. 😉

Os textos do blog do Geração Cooperação estão licenciados com o Creative Commons. Isso significa que você pode reproduzi-los em seu site, blog, jornal ou revista. Fique à vontade para usar nosso conteúdo, só não esqueça de citar a fonte e linkar nosso site.
