Listamos cinco ideias muito diferentes do que uma cooperativa escolar pode oferecer. Quem sabe não inspira você a criar uma também?! O ideal é encontrar uma solução simples e com a qual você e seus colegas tenham afinidade.

coop-escolares

As Cooperativas Escolares são uma forma de aprendizagem onde os alunos se tornam os protagonistas. Elas objetivam desenvolver nos estudantes ideais e noções de cada um dos 7 princípios do cooperativismo.

Para isso, os adolescentes conduzem e administram os processos de produção e comercialização de mercadorias ou serviços – recebendo, assim, lições diárias de cidadania, democracia e empreendedorismo.

Confira alguns produtos muito diferentes que cooperativas escolares do Rio Grande do Sul desenvolvem!

1: Turismo Rural Pedagógico

O pessoal da Cooperativa Escolar dos Alunos das Escolas do Campo de Ivoti – COOECAMPO promove atividades muito legais: além de estimularem a agricultura de hortaliças e outros produtos, os integrantes oferecem passeios guiados para turmas escolares, explicando sobre parte da rotina rural e também sobre pontos históricos da cidade.

2: Cartões sustentáveis

Quem nunca quis presentear alguém e precisou de um cartão pra acompanhar? As cooperativas COOEBOMPA e Sementes do Sul resolvem esse problema.

Com cartões personalizados feitos de material reciclado, cada uma delas dá seu toque especial nos produtos.

3: Decoupage em caixas de madeira

Sabe aquelas caixas de madeira decoradas com diferentes texturas e padrões? É isso que a COOPE FRANS WEILER oferece. Além de serem ótimas para guardar pequenos objetos e evitar a bagunça, elas ficam lindas em qualquer lugar!

4: Pufes de garrafa pet

A UNICARDOSO, que é uma cooperativa escolar lá de Santa Maria do Herval, inovou muito na hora de escolher o que iria produzir.

Leia mais  Semana Acadêmica da Escoop será de 11 a 13 de novembro

Nos pufes de garrafa PET, os estudantes encontraram uma solução tri ecológica e que, de quebra, deixa todo mundo bem descansado!

5: Temperos

Nada como saborear uma comida gostosa quando a gente tá com fome, né?

Pensando nisso, o pessoal da Cooperativa Escolar Alfredo Spier – COOPERAS fabrica sal, azeite e vinagre com temperos próprios e especiais. Legal, né?!

Quer saber mais sobre o que outras cooperativas estudantis andam fazendo? É só clicar!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: