Selecionamos mais cinco TEDx talks para você ficar por dentro de várias novidades do cooperativismo.

ted-talks-cooperativismo

Há um tempo, nós já trouxemos para você algumas Talks sobre cooperativismo. Agora, separamos outros cinco vídeos, que falam sobre a democratização da Internet, novos sistemas agrícolas e modelos diferentes de moradia, de trabalho e de saúde sustentável.

Você já sabe o que são TED Talks, né. Mas você tá ligado na diferença entre TED Talk e TEDx Talk?

É simples: enquanto as primeiras trazem assuntos e palestrantes mais globais, as que têm o “x’ são focadas em temáticas e em participantes de pequenas comunidades locais. Legal, né?

Confira nossa lista:

“Siri, afinal, de quem é a Internet?”

Nessa primeira palestra, Nathan Schneider levanta questões a respeito do futuro e dessa ferramenta cada vez mais presente em nossas vidas: a Internet.

Quem é responsável por ela, afinal? Se esse é um meio formado por pessoas e para pessoas, por que os sistemas de controle da plataforma ainda são tão verticalizados?

E aí, o que acha de tudo isso? Assista ao vídeo para ver se você concorda ou discorda da tese de Nathan:

Quem veio antes: o ovo ou a galinha?

Nessa TEDx, Carlos Cunha apresenta o conceito de CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). Sua proposta é que a inversão da lógica do mercado pode gerar uma melhora muito grande na forma como nos relacionamos com os produtos que geramos e consumimos.

Segundo seu raciocínio, se nos tornarmos coprodutores e assumirmos, junto com os agricultores, os benefícios e também os riscos da produção de alimentos orgânicos, poderemos aproveitar nossos recursos de forma muito mais democrática e inteligente.

Se liga no que mais ele comenta:

Leia mais  Escoop divulga lista de aprovados no vestibular 2016

O sonho da Casa Própria

Indignado com os custos das residências estudantis nos Estados Unidos – que são ainda mais altos do que a moradia no Brasil –, o jovem Regan Muir começou a perceber que uma das principais dificuldades para a liberdade financeira das pessoas é o sonho da casa própria.

Acreditando na ideia de que todo mundo pode e deve ter um futuro financeiro positivo, o estudante de contabilidade propõe que se difunda a solução das moradias cooperativas.

Confira:

Coletando e reciclando ideias

Roger Koeppl acredita que todos podemos ser mais felizes no nosso trabalho. Ele nunca foi um cara que aceitou isso de insatisfação profissional, mas foi pego de surpresa quando, depois de passar um fim de semana inteiro fazendo trabalho voluntário, não viu mais sentido no que fazia.

Sempre inquieto e disposto a mudar, Roger adotou uma causa e fundou a cooperativa de reciclagem YouGreen, aproveitando os conhecimentos que havia reunido ao longo da sua carreira e introduzindo conceitos de eficiência ao negócio das cooperativas.

Essa é uma história supermotivadora!

Dê uma olhada:

Por um planeta mais saudável

Maike Mohr atua na área de Sustentabilidade e trabalha com a cooperativa Unimed, construindo políticas e ações de conscientização dos cooperados e clientes.

Ao longo de sua carreira, já realizou diversas ações muito impactantes para todos aqueles que a Unimed alcança.

Em seu Talk, sugeriu que repensemos o nosso conceito de saúde; passando, enquanto coletivo, a trabalhar mais na prevenção do que na reabilitação – prática que pode economizar muitos recursos e gerar ainda mais sustentabilidade.

Se interessou? Segue o vídeo:

E você, conhece mais algum conteúdo desse tipo que fale sobre o movimento cooperativista? Compartilhe conosco!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: