Fala, Geração! Como vocês estão?

Hoje viemos trazer um assunto muito legal aqui no nosso blog! Vamos falar sobre como as mulheres estão ganhando cada vez mais reconhecimento, influência e importância nas cooperativas brasileiras.

É o caso da Micheli Bresolin Jacoby, 31, que assumiu em março a presidência da Coomafitt (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas), no Rio Grande do Sul, e hoje é uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro pela Forbes Brasil. Vem com a gente descobrir que onde tem liderança feminina, tem representatividade!

A cada dia que passa, a presença feminina nas empresas e organizações se torna mais efetiva e positiva. O que nos deixa ainda mais contentes é saber que elas estão ganhando posições de liderança e destaque na sociedade, nas cooperativas e no agronegócio. É o que apresenta a lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro divulgada pela Forbes Brasil.

No ranking, encontramos superpoderosas dos segmentos de produção de alimentos, pesquisa, empresas, foodtechs, consultorias, instituições financeiras, políticas, entidades, grupo e influenciadoras digitais.

Entre os nomes, está o de Micheli. A jovem agricultora e liderança representa uma importante figura feminina dentro do cooperativismo gaúcho. Aos 24 anos, já ocupava o cargo de coordenadora da produção de alimentos da Cooperativa e, em seguida, assumiu como vice-presidente. Além de ser presidente da Coomafitt, atua também como diretora da Cresol, no município de Itati.

 

Sobre a Coomafitt

Localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Coomafitt tem 15 anos de história e reúne 223 famílias que produzem 6,4 mil toneladas de 88 variedades de alimentos vendidos sem atravessadores. Todos os 272 associados têm acesso a uma plataforma digital que auxilia no controle dos cultivos e garante a rastreabilidade adequada da produção. O uso da tecnologia vem mudando a rotina dos agricultores que, unidos e conectados, estão alcançando resultados importantes e se diferenciando no mercado.

Leia mais  Música e cooperação na década de 1980

Mulheres protagonistas no agronegócio

O Geração Cooperação não poderia deixar de conversar com a Micheli! Ficamos curiosos para saber qual foi a reação ao descobrir que estava na lista, entre outras representantes do movimento de mudança no campo. “Fiquei surpresa, não esperava”, conta a jovem.

A Forbes Brasil aproveitou o Dia Internacional da Mulher Rural, comemorado no dia 15 de outubro, para lançar a sua primeira lista “100 Mulheres Poderosas do Agro”, com nomes que estão transformando diferentes segmentos do setor.

Sobre a importância de um feito como esse, Micheli acredita que é uma grande valorização tanto da liderança feminina quanto das coops. “Para mim e para todas as mulheres foi bem importante, porque é o reconhecimento do nosso trabalho. Acho que para todos os setores. Principalmente em uma atividade que nem a nossa, que é uma cooperativa de produção e que são pequenos agricultores. Isso muito me orgulha”.

A líder ainda defende que esse acontecimento pode inspirar mais mulheres a fazerem parte do cooperativismo, inclusive dos Conselhos que acontecem nas coops.

Temos muitas leitoras jovens que acompanham o nosso blog. Qual mensagem você gostaria de deixar para quem está iniciando agora em uma cooperativa, mas que também almeja alcançar uma liderança?

“A mensagem seria lutar sempre e nunca desistir de seus objetivos. Mesmo em cenário e tempos difíceis, temos que nos reinventar sempre. E o principal: saber que todo o nosso esforço valeu a pena”.

Além da Micheli, o ranking tem outras mulheres cooperativistas por lá! Confira quem são:

  • Tânia Zanella, superintendente do Sistema OCB;
  • Aureliana Rodrigues Luz, presidente do Sistema OCB/MA;
  • Cecília Falavigna, cooperada da Cocamar e bicampeã nacional em produtividade de soja;
  • Debora Noordegraaf, coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda (PR);
  • Ministra da Agricultura Tereza Cristina, uma grande influenciadora do coop.
Leia mais  Cooperativas gaúchas irão investir R$ 1,7 bilhão em 2016

 

Acesse a lista completa aqui.

Gostou do artigo de hoje? Então, já sabe né!

Aproveita e compartilha com o seu amigo ou amiga. 😉

Um abraço e até a próxima!

Geração Cooperação.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: