Ramo agropecuário é o mais forte do cooperativismo gaúcho
No dia 28 de julho foi comemorado o Dia do Agricultor. O ramo Agropecuário é o economicamente mais forte do cooperativismo dentro do Rio Grande do Sul. O tipo de agricultura mais comum é o familiar, de pequena escala.
Porém, os jovens têm saído da propriedade rural para estudar e muitas vezes acabam não dando continuidade para o trabalho da família. Para incentivar a sucessão foram criadas iniciativas como o Aprendiz Cooperativo do Campo, em que os jovens aprendem mais sobre o trabalho agrícola na prática enquanto estudam a teoria.
Neste mês, a cooperativa Santa Clara realizou o II Encontro de Jovens Produtores, com mais de 200 pessoas, para falar sobre sucessão familiar. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, incentivou a participação dos jovens no sistema cooperativo: “Você pode sair do campo para estudar e retornar para a propriedade e aplicar estes conhecimentos”. Com as tecnologias atuais o trabalho no campo fica ainda melhor, mas é importante valorizar a experiência dos pais.
Continue no blog: Veja o dia a dia da Alessandra no programa Aprendiz no Campo

Os textos do blog do Geração Cooperação estão licenciados com o Creative Commons. Isso significa que você pode reproduzi-los em seu site, blog, jornal ou revista. Fique à vontade para usar nosso conteúdo, só não esqueça de citar a fonte e linkar nosso site.
