Dividida entre diretoria e associados, a turma simulou a Assembleia Geral de uma cooperativa.

Na quinta-feira, dia 21 de maio, a turma 2015 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, da Escoop, simulou a Assembleia Geral de uma cooperativa, momento em que os associados decidem sobre as medidas de interesse coletivo. Para a atividade, o grupo se dividiu entre diretoria e associados da Cooperativa Agrícola de Porto Alegre (Coopoa), nome criado especialmente para a tarefa.

Vinculada à disciplina de Direito e Legislação Cooperativista, a atividade também contou com a participação dos alunos de graduação das turmas de 2013 e 2014, que atuaram como ouvintes. A tarefa, oficialmente chamada de Assembleia Geral Simulada da Escoop, busca aproximar os alunos da realização prática de uma Assembleia Geral.

Primeiro, os estudantes criaram uma mesa diretiva, formada pelo presidente Cristian Siqueira, vice-presidente Eliano dos Santos Piagetti, tesoureiro Robson Correa, secretária Eleonora Abreu e coordenador do Conselho Fiscal Oraide da Rosa Bandeira. Depois de ler o edital da Assembleia, o grupo apresentou aos associados o Relatório de Gestão de 2014, que presta contas sobre o ano que passou. Também foi mostrado o balanço geral, o demonstrativo das sobras e perdas e o parecer do Conselho Fiscal.

Depois, em regime de Assembleia Geral Extraordinária, um dos associados apresentou uma proposta de reforma estatutária. Em seguida, foi votada uma proposta de eliminação de um dos associados. Por fim, a Assembleia foi encerrada com Assuntos Gerais.

Segundo o professor da disciplina, Mario De Conto, a atividade cumpriu com os seus objetivos: “as dúvidas que apareceram nesse processo todo foram muito importantes, pois os alunos tiveram que pensar a realidade de um processo assemblear”, comentou.

Leia mais  Confira entrevista com a Maruen, que foi aprendiz cooperativa

Para saber mais sobre a Escoop, clique aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: