Por Paola Silva de Oliveira


Em minha vida o curso Aprendiz Cooperativo chegou em um ótimo momento. A oportunidade para jovens como eu ingressar no mercado de trabalho, e antes disso e adquirir conhecimento sobre a rotina e o convívio em uma empresa, é uma ótima referência do que significa o cooperativismo.

A maior dificuldade que encontramos em nossa juventude é encontrar alguém que nos dê a oportunidade de ter o primeiro emprego, pois a maioria das empresas exige experiência para que haja a contratação. Esta experiência é oferecida por inúmeras cooperativas que, exercitando um dos princípios do cooperativismo, lançam à comunidade jovem a oportunidade de demonstrar sua capacidade de disciplina e trabalho.

Esta oportunidade dos jovens seguirem um caminho correto, longe de perigos e de más influências, em um mundo tão cheio de desvios, para jovens com o caráter, mentalidade e psicológico sendo desenvolvidos, é uma iniciativa exemplar de interesse e preocupação com a comunidade e com os problemas do mundo atual, nada menos esperado de empresas sérias e de valores éticos e morais como as cooperativas.

O programa Aprendiz Cooperativo não beneficia somente o jovem, a empresa ganha muito em poder formar funcionários com qualidade, capacitação e conhecimento para desenvolver o trabalho na sua área de atuação no mercado, sem falar que estes funcionários jovens e recém formados estão com disposição e com a mente cheia de ideias, o que traz mais vigor à cooperativa.

O cooperativismo não é apenas uma forma de fazer negócios, é uma filosofia de vida, que todos os cidadão deveriam ter conhecimento e adotar em seu dia a dia, pois ele nos mostra que ainda existem formas de ser correto e ter sucesso profissional em uma sociedade onde a ambição e o consumismo quase dominam.

Leia mais  Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito acontece neste mês

Paola Silva de Oliveira, 18 anos , é aluna do programa Aprendiz Cooperativo em são Luiz Gonzaga-RS 

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: