Campanha homenageia profissionais da educação durante a crise do novo coronavírus

Atenção, gente!
Em primeiro lugar: Não. A quarentena não acabou. A pandemia também não. Ou seja, sigamos em casa – sempre que possível. Ou usando máscara. Ou limpando as compras do mercado e aquela coisa toda do álcool em gel quando precisarmos sair. Ok, acho que vocês já entenderam, né?

Em segundo lugar, que esse lance de quarentena é muito chato todo mundo concorda. Mas vamos combinar que os “seres humaninhos”, conseguem ter umas ideias bem bacanas às vezes né? A nossa geração então..nem se fala! Já rolaram muitas lives, manifestações de apoio aos profissionais da saúde por esse “Brazilzão”. Até o Dia C aconteceu virtualmente em todo o Brasil nesse período de..quantos dias mesmo? Ah, nem vamos entrar no mérito.

meme-nazare

Então… a gente até deu uma cansada de leve, mas vamos parar de enrolação e vamos falar do que interessa. Todo mundo aqui já sabe que o Geração existe pra falar de educação e conhecimento de cooperativismo e coisas que tenham a ver com o modelo de negócio mais massa que existe. Já falamos sobre educação financeira. Explicamos porque educação é o nosso quinto princípio. Também trouxemos depoimentos do pessoal que faz ou fez parte das cooperativas escolares. Enfim, esse é o tema que nos move.

E dentre as muiiiitas iniciativas legais (e à distância) que a galera tá desenvolvendo, nos deparamos com uma que é a cara do Geração, a campanha #AplaudaUmProfessor.

Já curtiu né?

Depois de tudo isso, duvidamos que vocês já não estejam super por dentro do que tá rolando, mas caso não saibam, vamos explicar pra vocês. É uma iniciativa lançada por dez organizações da sociedade civil que tem como objetivo homenagear profissionais da educação durante a crise do novo coronavírus.

Leia mais  Os 7 princípios do cooperativismo explicados através de memes

Resumindo, o desafio é unir pais, mães, filhos, tios, avós, amigos, cachorro, gato e papagaio em um grande gesto de reconhecimento na campanha #AplaudaUmProfessor. O aquecimento aconteceu ao longo desta semana. A fim de reconhecer o trabalho desses profissionais que atuam na ponta, as entidades convidam todos a gravarem vídeos. E, posteriormente, postarem em suas redes sociais, marcando a hashtag #AplaudaUmProfessor.

Para esclarecer, os materiais podem incluir a leitura do manifesto (disponível AQUI) da campanha ou uma fala de homenagem ao professor ou à professora que tenha deixado uma marca positiva em sua trajetória.

Aliás, um adendo: Leiam o manifesto. É emocionante e realmente nossos professores merecem todo esse amor e carinho. Dá só uma olhada em um dos vídeos:

Mas como surgiu essa Campanha?

Resumindo, as organizações parceiras ouviram professores da Educação Básica de todo o Brasil, alunos, pais e responsáveis para entender melhor o cenário de transformações e incertezas trazido pela pandemia da Covid-19.

Algumas pesquisas indicam que cerca de 54% dos pais e responsáveis acreditam que as crianças e os jovens estão motivados, mesmo com a pandemia. No entanto, 70% dos estudantes dizem que estão estressados e ansiosos. Esses números foram obtidos em duas pesquisas: uma coletada pela Fundação Lemann com mais de mil pais ou responsáveis. A outra do CONJUVE em parceria com Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial.

Dessa forma, percebemos que grande parte da motivação desses alunos pode ser atribuída ao trabalho dos profissionais da educação. A rotina de 7 em cada 10 professores das redes pública e privada, mudou muito ou totalmente com a crise sanitária. Mas, apesar de tantas transformações, pelo menos 60% deles estão aproveitando para se aprimorar e fazer cursos. Esses últimos dados são da pesquisa do Instituto Península.

Leia mais  Guia definitivo de como montar uma cooperativa

Dá uma olhada nos principais resultados das pesquisas:

Quer saber mais sobre as pesquisas? Elas estão todas disponíveis nos links abaixo:

Relatório Jovem Educaçao Projeto de Vida – FRM
Pesquisa Juventudes e Pandemia CONJUVE e FRM
Instituto Península
Nova Escola
Instituto Rodrigo Mendes
Fundação Lemann, com o Itaú Social e Imaginable Futures

#Partiu Aplausaço?

Então, é muito simples participar. A grande homenagem acontece HOJE, sexta-feira (31/07), às 20h, com a mobilização de um “aplausaço” aos professores. Bora mostrar a força e união do cooperativismo em prol da educação e dos professores?

Compartilhem com a gente também se você fizer um vídeo através do Instagram ou no e-mail geracaocooperacao@gmail.com

 

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: