thumb-tecnologia

A ferramenta Noosfero, criada pela cooperativa, tem vários cases de sucesso e já recebeu prêmio de cooperativismo

Inovação e tecnologia também é assunto de cooperativa! A Colivre – Cooperativa de Trabalho em Tecnologias Livres está aí para provar isso. Eles são especializados em desenvolvimento de soluções livres para web 2.0.

Em 2007, a cooperativa percebeu a necessidade de uma plataforma multimídia, que tivesse licença livre, diversas funcionalidades, e possibilitasse total autonomia sobre a rede. Além disso, eles queriam oferecer o controle dos dados gerados e a garantia da segurança das informações. Assim foi criado o Noosfero, um pacote completo que reúne todas essas funções.

Mas como essa ferramenta pode ser utilizada?

A partir do Noosfero, é possível criar uma rede social totalmente personalizada, livre e autônoma. O código é liberado, portanto, dá para modificar o que quiser. Outro ponto muito legal é que, além da ferramenta, a equipe da Colivre oferece uma orientação, desde o planejamento até a criação da identidade visual, arquitetura e conteúdo, usabilidade, hospedagem e acessibilidade da sua rede social.

Os recursos são muitos! Vale a pena dar um clique aqui e conhecer todos eles.

Quais trabalhos já foram feitos pela Colivre?

Para você ter uma noção maior das funcionalidades dessa cooperativa, nada como conhecer os seus cases, né?

A rede social STOA da Universidade de São Paulo (USP), criada pela Colivre, é um exemplo bem interessante. O trabalho em conjunto com a universidade rendeu mais de 60 mil usuários e 800 comunidades. Esses números ocasionaram o aprendizado compartilhado de forma horizontal entre estudantes, pesquisadores e professores que integram a comunidade acadêmica.

Outro caso legal foi a rede social Dilma na Rede, criada durante a campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República em 2010. A cooperativa fez todo o planejamento, desenvolvimento e manutenção da rede, além da estrutura de servidores, banco de dados e segurança informacional. A plataforma teve Comitês Virtuais e Comunidades, para a organização de eventos e debates com militantes de diversos locais. O resultado foi a participação de 7 mil usuários na campanha, culminando em 300 blogs, 190 comunidades e 119 comitês online, que geraram quase 4 milhões de visitas. Tudo isso durante os dois meses de campanha! Confira outros cases da Colivre aqui.

Leia mais  Valor 1000 mostra que cooperativismo está em alta na economia

Você também pode se destacar no cooperativismo

Isso mesmo! Em 2014, a Colivre ganhou o primeiro lugar no Prêmio Cooperativa do Ano, na categoria Inovação e Tecnologia, com o Noosfero. Esse concurso, atualmente, se chama Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano e está com inscrições abertas até o dia 15 deste mês. São diversas categorias, participe com a sua cooperativa! Saiba mais aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: