Selecionamos algumas dicas para você ficar por dentro de tudo que precisa para criar uma cooperativa em três etapas

Você já pensou em criar uma cooperativa? Se tiver essa ideia e não souber por onde começar, nós te ajudamos. Confira o passo a passo abaixo:

img-blog

1 – Fase preparatória

Inicialmente, se reúna com o grupo de pessoas com quem você deseja criar essa cooperativa para tratar sobre os objetivos, a viabilidade da ideia, entre outras questões. Não esqueça de verificar se não existe alguma cooperativa na redondeza, que possa satisfazer a necessidade do grupo, tornando dispensável a criação de uma nova cooperativa. Então, crie uma comissão de organização da cooperativa e defina quem será a pessoa que coordenará

Após essa etapa, é importante procurar o Sistema OCERGS-SESCOOP/RS para solicitar a orientação necessária à constituição da cooperativa e elaborar uma proposta de estatuto da cooperativa. Então, você pode identificar o perfil de pessoa necessário para cada cargo e convidar as pessoas que acredita que se encaixem. As pessoas que tiverem interesse, deverão participar da Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa.

2 – Assembleia Geral 

Na assembleia geral de constituição da cooperativa, a coordenadora da comissão de organização faz a abertura e os participantes escolhem o presidente dos trabalhos na reunião. Então, são discutidas emendas ao estatuto, que são votadas por todos. Também acontece a eleição dos Cargos do Conselho de Administração (ou diretoria) e do Conselho Fiscal da cooperativa por meio de voto secreto. 

3 – Registros da Cooperativa

Por fim, a cooperativa deve ser registrada. Primeiramente, é importante registrá-la na Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS). Confira a documentação necessária, clicando aqui. Além disso, toda cooperativa deve se cadastrar no Sindicato e Organização das Cooperativas (OCE) do seu estado. No caso do Rio Grande do Sul, o registro é feito na OCERGS.

Leia mais  5 livros para entender melhor o cooperativismo

Agora que você já conhece o processo, é só colocar em prática! 🙂 Confira mais detalhes sobre cada etapa aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: