A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e o Comitê para a Promoção e o Progresso das Cooperativas (COPAC) são duas das principais

ACI

A Aliança Cooperativa Internacional é uma associação não governamental, independente, que reúne, representa e serve a todas as cooperativas do mundo. Ela foi fundada em 1895 e tem como função básica preservar e defender os princípios cooperativistas, além de promover a integração, a autonomia e o desenvolvimento do cooperativismo.

Conta com mais de 230 organizações entre seus membros em mais de 100 países, o que representa mais de 1 bilhão de pessoas de todo o mundo. A ACI tem sede em Bruxelas, na Bélgica, e se organiza em quatro sedes continentais: América, Europa, Ásia e África. Aqui na América a sede fica em San José, capital da Costa Rica.

A ACI foi uma das primeiras organizações não governamentais a ter uma cadeira no conselho da ONU, em 1946. Seus principais objetivos são:

– Promover e defender os valores e princípios do cooperativismo;
– Estimular relações mutuamente vantajosas entre suas organizações, de caráter econômico ou de outra índole;
– Favorecer o progresso econômico e social dos povos, contribuindo para a paz e a segurança internacional.

COPAC

COPAC (Comitê para a Promoção e o Progresso das Cooperativas) é uma comissão formada pelo movimento cooperativo junto com a ONU e suas agências. Seus membros trabalham para promover e coordenar o desenvolvimento cooperativo sustentável, através da promoção e sensibilização sobre as cooperativas.

Eles mantêm diálogos e defendem políticas que permitam o sucesso cooperativo, trabalham em conjunto em atividades de cooperação técnica e compartilham conhecimento e informação.

Eurisce

O Eurisce (Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empresas Sociais) é um centro de pesquisa destinado a promover o conhecimento e a inovação sobre cooperativas, empresas sociais e organizações sem fins lucrativos.

Co-operative News

Leia mais  Dica de leitura: O Vôo do Zangão

É o mais antigo jornal cooperativo do mundo. Apresenta artigos e matérias sobre cooperativas em todo o mundo e oferece a oportunidade para que o próprio setor contribua com histórias.

Dentro dele funciona o The Global News Hub, plataforma que conta histórias de iniciativas empreendedoras em cooperativismo, na qual membros de cooperativas do mundo inteiro podem se conectar.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: