Fala, Geração! Como vocês estão?

Hoje nós vamos abordar um tema que está cada vez mais presente na realidade das cooperativas: a Transformação Digital, uma tendência que está revolucionando diversos setores.

Você já conhecia esse termo? Larga tudo e vem com a gente descobrir que onde tem cooperativismo, tem revolução digital

A cada dia que passa, precisamos nos adaptar às inovações que o mercado nos apresenta. É tanta tecnologia nova surgindo que fica difícil acompanhar, não é mesmo?

A Transformação Digital é o movimento de empresas em busca de inovações tecnológicas, com o objetivo de aumentar a produtividade e potencializar resultados. Na prática, podemos dizer que os recursos tecnológicos são colocados em um lugar central na organização, com a função de exponenciar o desempenho da cooperativa.

Os 4 pilares da Transformação Digital

A Transformação Digital se baseia em 4 pilares que são essenciais para qualquer tipo de negócio:

#1. Melhoria da eficiência dos processos internos;

#2. Melhoria da experiência do cliente;

#3. Aumento da inovação tecnológica da organização;

#4. Geração de valor e vantagem competitiva para a empresa.

Transformação Digital no Cooperativismo

Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2020, mais recente edição da publicação do Sistema OCB, o Brasil possui 5.314 cooperativas ativas. Destas, 2.522 possuem mais de 20 anos de atuação no mercado e 591 têm mais de 40 anos de existência. Depois de tantos anos de atividade, você não acha que há uma grande necessidade de modernização e implementação de novas tecnologias dentro das cooperativas?

Como as cooperativas encaram a Transformação Digital, GC?

Agregar tecnologias em todas as etapas dos processos é um grande diferencial para o dia a dia das coops. É por isso que, para se manterem atualizadas, elas têm se empenhado fortemente em adotar novos recursos tecnológicos em suas rotinas.

Leia mais  Aqui Tem Cooperativismo: conheça os 7 ramos das coops no Brasil

Este movimento foi impulsionado durante a pandemia de Covid-19 quando as cooperativas sentiram ainda mais necessidade de ferramentas que estreitassem a conexão com os cooperados, o que resultou em uma aceleração da Transformação Digital no Cooperativismo – conforme mostra uma pesquisa da Coonecta.

Segundo a pesquisa, 88% dos participantes apontaram que a Transformação Digital possui alto grau de importância na gestão das coops. Em relação à gestão interna, 56,8% dos entrevistados apontaram alta dificuldade em desenvolver novos produtos e serviços adequados à realidade pós-pandemia.

 Como implementar uma Transformação Digital?

Depois de aprender sobre essa tendência, quer saber como é possível inovar nos processos tecnológicos? Separamos algumas dicas de recursos que podem ser explorados. Confira!

✅ Aumentar o uso de plataformas online – canais de comunicação;

✅ Focar no cadastro digital  e integrado para a gestão dos clientes e usuários

✅ Investir na automação de processos com software de gestão, assistentes virtuais;

✅ Implementar a lógica de Blockchain – sistema de armazenamento de informações em blocos;

✅ Investir em sistemas de validação e segurança digital, com a implementação de assinatura eletrônica;

Isso é tudo, pessoal!

Deu para aprender bastante coisa com este nosso artigo, né? Já que chegou até aqui, aproveita e compartilha esse conteúdo massa (que criamos com muito carinho e boas doses de café) para aquele amigo ou amiga do peito. 😉

Coop é Pop. Coop é Tech.

Onde tem Cooperativismo tem revolução Digital.

Um forte abraço e nos vemos em breve!

 

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: