Quando pensamos em cooperativas, dificilmente imaginamos um grupo de jovens estudantes gerindo moradias em conjunto. Mas esta é a realidade das College Houses. No total, são sete campus localizados na cidade de Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos, totalmente administrados por estudantes.

    Desde a manutenção da cozinha até a limpeza das casas são tarefas realizadas pelos moradores, que se autogerenciam. Semanalmente, ocorrem reuniões nas quais eles discutem as políticas da casa e os planos futuros, que são colocados em estatutos e regulamentos. Além disso, todos os representantes são eleitos democraticamente, de acordo com os princípios e valores das cooperativas habitacionais.

A possibilidade de interagir com outras pessoas, de culturas e origens diferentes, é uma grande vantagem para quem mora em uma das College Houses. Sem contar nos custos que são muito mais baixos, já que a organização não tem fins lucrativos, ou seja, todo o valor arrecadado é encaminhado diretamente para os moradores. Muito legal, não é?

Saiba mais no vídeo (em inglês):

Imagem: facebook.com/collegehouses

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: