Aliança Cooperativa Internacional coleta dados sobre o faturamento de
2.370 cooperativas do mundo
O cooperativismo é um modelo de trabalho que tem demonstrado grande potencial econômico. Recentemente, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) provou isso, lançando o Monitor Global de Cooperativas. Essa ferramenta lista as maiores cooperativas do mundo, a partir da análise de dois critérios: o faturamento bruto e o faturamento per capita. Confira alguns dos dados mais interessantes coletados pelo monitor em 2016:
- Os faturamentos das 300 maiores cooperativas do mundo juntos resultam em US$ 2,5 trilhões. Se estas cooperativas fossem um país, seriam hoje a sétima economia do mundo, superando o PIB do Brasil e da Rússia!
- No total, o Monitor Global analisou 2.370 cooperativas de 62 países, sendo que 57 delas são do Brasil.
- A lista com as 300 maiores cooperativas conta com representantes de 25 países e o Brasil figura com oito cooperativas.
- A Central Nacional das Cooperativas Médicas Unimed do Brasil aparece como a maior cooperativa de saúde do mundo!
- A Copersucar está na 15ª posição entre as 20 maiores cooperativas agropecuárias do
- O Sicredi é o 14º colocado entre as cooperativas de Crédito em todo o mundo.
Alguma dúvida de que o cooperativismo está resistindo a crise financeira? 🙂

Os textos do blog do Geração Cooperação estão licenciados com o Creative Commons. Isso significa que você pode reproduzi-los em seu site, blog, jornal ou revista. Fique à vontade para usar nosso conteúdo, só não esqueça de citar a fonte e linkar nosso site.
