O ranking foi divulgado na edição “Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil, da revista Exame.

Não é novidade para ninguém que muitos jovens – e nem tão jovens assim – sonham em trabalhar em uma grande empresa e decolar rumo a uma carreira sólida. Mas talvez poucos saibam que essa trajetória profissional pode acontecer dentro de uma cooperativa.

A edição “Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil”, da revista Exame, inclui o cooperativismo gaúcho entre as principais empresas brasileiras. Segundo o levantamento, que considera os dados oficiais do balanço do exercício de 2014, 17 cooperativas do Rio Grande do Sul se destacam nos principais rankings de seus setores. Delas, 14 são do ramo Agropecuário, duas da Saúde e uma do Crédito.

O setor do Agronegócio foi o que mais destacou o cooperativismo do Estado. Três cooperativas gaúchas (Cotrijal, Cotrisal e Cosuel – Dália Alimentos) aparecem no ranking das 50 maiores empresas do Agronegócio da região Sul. Já no ranking das 400 maiores do Agronegócio, 14 cooperativas do Rio Grande do Sul marcam presença.

A Cosuel – Dália Alimentos também é indicada como a quinta melhor empresa do país no ramo de aves e suínos. Além disso, a novidade neste ano é a presença da Coopatrigo, que ocupa o nono lugar na relação das melhores do Agronegócio na categoria de algodão e grãos.

Também é importante destacar os ramos da Saúde e do Crédito: cinco cooperativas gaúchas (Sicredi, Unimed Central de Serviços/RS, Unimed Missões/RS, Unimed Porto Alegre e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo) estão entre as 150 melhores empresas brasileiras para trabalhar.

A Unimed Porto Alegre também está presente no ranking das 500 maiores empresas em vendas líquidas no país e entre as 100 maiores da região Sul. Ao mesmo tempo, a Unimed Nordeste RS está na lista das 1000 maiores empresas, também com base no critério de vendas líquidas.

Leia mais  Já conhece A Turminha da Reciclagem?

O Sicredi também merece destaque: em 2014, o faturamento da cooperativa cresceu 29,37% em relação ao ano anterior. No apontamento da revista Exame, a Sicredipar (que contempla o Branco Cooperativo Sicredi, Administradora e Corretora de Seguros) ocupa a posição 68 no ranking dos 200 maiores grupos privados que atuam no país. O Banco Cooperativo Sicredi também aparece em diversos rankings setoriais.

Clique aqui para ler a matéria completa e conferir a posição das cooperativas gaúchas.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: